Domingo, 26 de Setembro de 2021
31°

Alguma nebulosidade

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

TFD: Governo do Amapá investiu 2,4 milhões no programa durante o primeiro trimestre de 2021

Investimento permitiu a emissão de 1.282 passagens, além de auxílio para o beneficiário se manter durante o período fora do estado

26/04/2021 às 14h26
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal Governo do Amapá
Compartilhe:
TFD: Governo do Amapá investiu 2,4 milhões no programa durante o primeiro trimestre de 2021

Nos três primeiros meses de 2021, o Governo do Amapá investiu R$2,4 milhões no Tratamento Fora Domicílio (TFD), que consiste em uma ajuda de custo aos pacientes que, por ordem médica, são encaminhados a uma unidade de saúde de outro município ou Estado. O investimento permitiu a emissão de 1.282 passagens, além de auxílio para o beneficiário se manter durante o período fora do local onde mora e complementação, quando a estadia é prolongada.

No primeiro trimestre do ano, o programa realizou 523 atendimentos presenciais, 471 atendimentos por telefone e 2.045 atendimentos via email. De acordo com o gerente geral do TFD, John Araújo, ainda no começo de 2021, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) assinou contrato com a Casa de Apoio de Belém, no Pará, que dispõe de 80 vagas para os pacientes do TFD.

"Estamos trabalhando para que os pacientes tenham a melhor assistência possível durante todo o período do tratamento fora de domicílio", completou Araújo.

Segundo o gestor da pasta, Juan Mendes, um dos pontos cruciais para a diminuição da fila do TFD é o programa Mais Visão, que trouxe ao estado diversos procedimentos anteriormente não disponíveis

"Com o Mais Visão direcionamos parte das demandas desses pacientes que sairiam do Amapá para o próprio estado. Essa ação é um dos principais reforços ao TFD e continuaremos investindo para abranger mais pessoas", informou o secretário.

Atendimento presencial

Com a pandemia de covid-19, em alguns momentos as demandas do TFD foram atendidas somente via telefone e email. Os atendimentos presenciais do programa retornam na terça-feira, 27, respeitando os protocolos de prevenção, somente às terças e quintas, das 8h as 13h,  no prédio da Sesa, que fica  na Av. FAB, nº 69, bairro Central.  Apesar da retomada na modalidade presencial, o serviço online será mantido e fortalecido.

"Nosso plano é justamente fortalecer as duas formas de atendimento para ofertar uma assistência completa aos usuários do TFD", ressaltou John Araújo. 

Confira os canais de comunicação do TFD: 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 19h33 - Fonte: ClimaTempo
31°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 36°

Seg 35°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Qua 35°C 25°C
Qui 34°C 25°C
Sex 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes