Segunda, 21 de Junho de 2021 07:43
Educação Amapá, Educação

Governo do Amapá lança edital com oferta de mais de 3 mil vagas em cursos técnicos e FIC

Ação faz parte do programa Profissionaliza Amapá. Inscrições iniciam neste sábado, 12 de junho

11/06/2021 17h47
204
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal Governo do Amapá
Governo do Amapá lança edital com oferta de mais de 3 mil vagas em cursos técnicos e FIC

O Governo do Amapá, através de sua Secretaria de Educação, lançou nesta sexta-feira, 11, edital com 3.004 vagas em Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertadas pelo programa Profissionaliza Amapá. As oportunidades estão distribuídas em oito centros profissionalizantes localizados em Macapá e Santana.

Clique aqui para fazer o download do edital

Os cursos técnicos ocorrerão nas modalidades concomitante (cursado durante o ensino médio) e subsequente (para os candidatos que já concluíram o ensino médio), e terão carga horária mínima de 800 horas, de acordo com as especificidades de cada curso. Já os cursos FIC, a carga horária é de 160 horas, com exigência que o candidato tenha concluído o ensino fundamental.

 

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do portal www.processoseletivo.ap.gov.br, no período de 12 a 16 de junho.

 

Cursos e Centros Profissionalizantes

As 3.004 vagas estão distribuídas em mais de 40 cursos técnicos e FIC, das áreas de administração, agroecologia, artes visuais, artesanato, imagem, fotografia, línguas, jurídica, eventos, comércio, pesca, vídeo, saúde e outros. Cada Centro Profissionalizante tem cursos específicos. Confira a relação completa no edital.

Em Macapá as ofertas são para os centros: Graziela Reis de Souza; Walkíria Lima; Cândido Portinari; Josinete Oliveira Barroso (Cepajob); Danielle Mitterrand e Franco Amapaense. Em Santana, os centros ofertantes são: Maria Salomé Gomes Sares; e o Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá (CIFPA).

 

Requisitos dos Cursos

Para os cursos técnicos dos centros Graziela Reis de Souza, Cepajob, Franco Amapaense, Maria Salomé Gomes Sares, CIFPA e Danielle Mitterrand:

Técnico Concomitante: o (a) candidato) deverá estar cursando o Ensino Médio, ter entre 15 e 19 anos e ter todos os documentos exigidos; apresentar nota final anual de Língua Portuguesa no 9º ano / 8ª série do Ensino Fundamental, com escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sem casa decimal.

Técnico Subsequente: o (a) candidato) ter concluído o Ensino Médio, ter 18 anos e ter todos os documentos exigidos; apresentar nota final anual de Língua Portuguesa no 9º ano / 8ª série do Ensino Fundamental, com escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sem casa decimal.

Para os cursos técnicos do centro Cândido Portinari serão necessárias habilidades específicas para os cursos artísticos conforme descreve o edital.

Para os cursos técnicos do Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima o (a) candidato (a) poderá estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio, e possuir conhecimento musical prévio, tendo domínio de leitura musical (partitura), suficiente para execução teórica e prática do conteúdo exigido pelo edital.

Entre os requisitos necessários para inscrição em cursos FIC está o certificado de conclusão do ensino fundamental ou certificado do ensino médio.

 

Classificação

O processo seletivo para os cursos técnicos e FIC’s será dividido em duas fases:

  • Fase 1 dos Cursos Técnicos: inscrição das informações pessoais do (a) candidato(a) e com a submissão da nota final anual de língua portuguesa no 9º ano / 8ª série do Ensino Fundamental, com escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sem casa decimal, exceto para as habilidades de desenho e para os cursos técnicos de formação musical no centro Walkíria Lima.
  • Fase 1 dos Cursos FIC’s: ocorrerá por ordem de inscrição do candidato.
  • Fase 2: apresentação da documentação/matrícula para os cursos técnicos em Nível Médio e FIC’s. Se as informações prestadas na inscrição não forem comprovadas, o (a) candidato (a) será desclassificado.

 

Matrícula

Os documentos exigidos para todos os cursos são:

  • 01 foto 3x4;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Cartão do SUS;
  • Certificado de Alistamento Militar ou Reservista (para homens maiores de 18 anos);
  • Comprovante de quitação eleitoral (maiores de 18 anos);
  • Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Declaração Escolar ou Ficha Individual/ Boletim (para os cursos FIC’s e Técnicos Concomitantes);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou Declaração Escolar (para os cursos Técnicos Subsequentes);
  • Se cotista: autodeclaração;
  • Se cotista: laudo médico especificando a deficiência (PNE);
  • Se cotista: Declaração da FUNAI atestado etnia indígena.

 

Os selecionados na fase 1 deverão encaminhar toda a documentação acima relacionada em PDF para o e-mail do Centro Profissionalizante para qual se inscreveu para análise documental. Relação de e-mail está no disponível no edital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP
Atualizado às 07h41 - Fonte: Climatempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 33°

25° Sensação
11.8 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (23/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.