Domingo, 26 de Setembro de 2021
34°

Poucas nuvens

Macapá - AP

Política POLÍTICA

Davi se reúne com ministro Marcos Pontes para discutir projeto de energia eólica para o Amapá

O acordo foi formalizado, na quarta-feira (9), entre o ministro e o senador.

15/06/2021 às 19h16
Por: Thiago Trindade Fonte: Assessoria de Imprensa Davi Alcolumbre
Compartilhe:
Davi se reúne com ministro Marcos Pontes para discutir projeto de energia eólica para o Amapá

Uma reunião no ministério da Ciência e Tecnologia, ocorrida na última quarta-feira (9), entre o senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) e o ministro Marcos Pontes, foi o pontapé inicial para tratar sobre o projeto de energia eólica no estado.

Será realizado um estudo técnico-científico sobre o potencial eólico da costa brasileira entre os estados do Amapá, passando por Ceará e indo até o Rio Grande do Norte. O acordo foi formalizado, na reunião entre o ministro e o senador Davi. 

Entusiasta da proposta, Davi acredita que este pode ser o pontapé inicial para, a médio prazo, possibilitar que o Amapá gere energia limpa e renovável.

"Minha reunião com o ministro Marcos Pontes foi para tratar de caminhos que possam ampliar o leque energético do Amapá, bem como do Brasil, com a implantação de fonte eólica para ampliar a oferta de energia limpa e renovável", afirmou Alcolumbre.

Levantamento de dados

Para que isso se efetive, o senador explicou que é necessário que cientistas do ministério façam o levantamento dos potenciais energéticos de toda a chamada margem Equatorial brasileira e forneçam dados criteriosos para a criação de um plano que possa garantir a autossuficiência em energia.

"Como não existem estações de medição de vento no Amapá, é preciso instalar torres anemométricas [que medem a velocidade do vento] no estado, então é fundamental a realização desse estudo. De posse desse documento, a iniciativa privada pode, então, investir na chamada energia do futuro, que é a energia eólica, aquela obtida pela força dos ventos”, explicou Davi.

Estudo vai mapear toda a costa Norte/Nordeste

A medição do potencial eólico de toda região que cobre a costa do Norte e quase a totalidade do Nordeste deve viabilizar a implantação de torres eólicas. De acordo com o MCTI, que vai realizar o estudo, a ideia é que o projeto forneça dados técnicos para que a iniciativa privada construa um parque eólico de geração de energia elétrica.

"O senador Alcolumbre destinou emenda ao ministério da Ciência e Tecnologia para o estudo da toda a costa brasileira e possibilitar a instalação de energia limpa e renovável para o Amapá. Mas é importante dizer que o estudo e a posterior adoção de energia renovável é importante para o Amapá, para o Brasil e também para o planeta", ressaltou o ministro Marcos Pontes.

Assessoria de Imprensa

Davi Alcolumbre

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 17h48 - Fonte: ClimaTempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 36°

Seg 35°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Qua 35°C 25°C
Qui 34°C 25°C
Sex 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes