Domingo, 26 de Setembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

Unacon: Governo inaugura nova estrutura de atendimento à pacientes oncológicos

Ambiente foi construído para oferecer mais conforto no atendimento humanizado realizado pelos profissionais de saúde. Investimento do governo foi de R$ 400 mil

30/08/2021 às 11h04
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Unacon: Governo inaugura nova estrutura de atendimento à pacientes oncológicos

Neste domingo, 29, o Governo Amapá entregou à população amapaense a estrutura da nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Luzair Costa (Unacon), do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal). O ambiente humanizado foi pensado para levar maior conforto aos pacientes oncológicos em tratamento na unidade.

A obra recebeu investimento de R$ 400 mil do Tesouro Estadual, e os recursos foram aplicados em melhorias nas instalações hidrossanitárias, elétricas e demais readequações estruturais. Foram adquiridos novos mobiliários administrativo e hospitalar, como refrigeradores de ar, leitos, foco auxiliar, mesas para exames e poltronas para quimioterapia, além de redes de internet e de gases medicinais para abastecer os leitos da unidade. Também foram instaladas câmeras de monitoramento destinadas a segurança do espaço.

A nova Unacon conta com 15 leitos de observação, 17 poltronas e quatro leitos para quimioterapias de longa duração, o que garante maior conforto para os pacientes durante as sessões. O ambiente também conta com três leitos de estabilização para atendimento de pacientes em estado grave.

De acordo com o secretário de saúde Juan Mendes, a adequação da estrutura da Unacon se fez necessária devido ao aumento da demanda.

"Saímos de uma ala do hospital e trouxemos a Unacon para um anexo. Essa mudança vai trazer, sobretudo, melhor assistência à saúde dos pacientes. Uma assistência pautada no acolhimento e na humanização. Além, é claro, de um melhor ambiente de trabalho para os profissionais", afirmou o secretário.

Para um atendimento mais humanizado aos pacientes e familiares, uma área de convívio e acolhimento foi inclusa no projeto, além de uma sala para atendimento psicológico. A nova unidade também dispõe de cinco consultórios médicos, entre eles um consultório odontológico destinado ao atendimento dos pacientes oncológicos, especialmente os que fazem acompanhamento de câncer de boca.

Para o governador Waldez Góes, a entrega da estrutura representa um grande passo para os pacientes oncológicos em tratamento no Estado.

"É um ambiente que conta com uma equipe de alta qualidade e que oferta diversos serviços. Toda a estrutura foi pensada para assegurar o melhor atendimento aos pacientes oncológicos. Só tenho a agradecer a toda a equipe envolvida no projeto e reforçar que o estado está investindo para cuidar da melhor maneira da população amapaense", afirmou Góes.

Atualmente a unidade atende mais de três mil pacientes, incluindo os que fazem parte do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD) e que estão no estado durante pausa no tratamento e tenham alguma intercorrência médica.

A nova Unacon continuará a funcionar 24 horas, garantindo atendimento de urgência e emergência para os pacientes oncológicos que realizam tratamento na unidade.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Alcir Matos, diz que a nova Unacon estava entre as metas do governo como parte do pacote de medidas para melhorar a assistência à saúde no Amapá.

“A entrega da Unacon é um grande compromisso do Governo do Estado, que agora passa a ser uma unidade estruturada, deixando de ser apenas um apêndice dentro do Hospital de Clínicas Alberto Lima. Então, ganham os pacientes, os servidores que atuam na unidade e toda a população”, concluiu Matos.

 

Quem foi Luzair Costa?

A nova Unacon homenageia Luzair Maria Nascimento da Costa, paraense nascida na cidade de Afuá, em 11 de janeiro de 1942. Luzair desde muito jovem ajudava os pais nas atividades extrativistas e no cuidado dos irmãos menores.

Após casar e ser mãe, Luzair veio para o Amapá, nos anos 60, com o marido e os filhos. A vida ribeirinha, mesmo cativante, era difícil, e os pais buscavam a oportunidade de dar formação e mais qualidade de vida aos filhos. Em Macapá, a família fortaleceu por muitos anos o comércio de madeiras e de lá garantiu o sustento e a formação dos 10 filhos.

Luzair Maria Nascimento da Costa faleceu em 2016, após lutar bravamente contra um câncer no pâncreas. Deixou 10 filhos, dezenas de netos e bisnetos e uma infinidade de histórias que todos aqueles que com ela conviveram terão para contar durante muito tempo. Ela optou em fazer o tratamento na Unacon, perto da família, pois acreditava na saúde pública. Nos deixou em 1º de setembro de 2016, após 74 anos de amor à família e ao Amapá.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 18h53 - Fonte: ClimaTempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 36°

Seg 35°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Qua 35°C 25°C
Qui 34°C 25°C
Sex 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes