Domingo, 26 de Setembro de 2021
34°

Poucas nuvens

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

Nova estrutura da Unacon oferece mais conforto para servidores e pacientes

Ambiente humanizado foi entregue no domingo, 29, após reestruturação

31/08/2021 às 14h37
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal Governo do Amapá
Compartilhe:
Nova estrutura da Unacon oferece mais conforto para servidores e pacientes

Já em funcionamento, a nova estrutura da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) - Luzair Costa oferece mais conforto para pacientes e servidores. O espaço, que faz parte do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), foi inaugurado no domingo, 29, após reestruturação com investimentos de R$ 400 mil do Tesouro Estadual.

LEIA MAIS: Unacon: Governo inaugura nova estrutura de atendimento à pacientes oncológicos

O novo espaço dispõe de 17 poltronas, 15 leitos de observação e 4 leitos para quimioterapia de longa duração, além de 3 leitos de estabilização para atendimento de pacientes em estado grave.

A paciente Maria Lourdes Martins, de 57 anos, está em tratamento na unidade oncológica desde junho e celebra a entrega do novo espaço.

“Estou confortável, sendo bem tratada pelos profissionais. As salas de quimioterapia estão impecáveis, as poltronas confortáveis”, afirmou Maria.

A aposentada Maria Alzenir, de 67 anos, está em tratamento na Unacon desde dezembro e diz se sentir mais à vontade na nova instalação.

“Eu me sito muito bem aqui. Está mais amplo e tranquilo. Gostei muito do ambiente novo!”, reconheceu.

Acolhimento


Para a técnica em enfermagem, Ana Viegas, que atua profissionalmente na Unacom desde 2010, a nova estrutura é indispensável para a prestação de uma boa assistência à saúde dos pacientes.

“Nossa maior preocupação é proporcionar bem-estar aos pacientes e familiares. O acolhimento vai além da medicação ofertada, é toda uma estrutura que torna o processo de enfretamento ao câncer um pouco menos doloroso”, disse a técnica.

Deolina Nascimento trabalha há 16 anos na equipe de enfermagem da Unacon. Para ela o novo espaço motiva ainda mais o servidor público na rotina das atividades.

“A Unacon por inteiro está impecável, mas o espaço destinado a quimioterapia é o coração do lugar. Se existe uma boa sala de quimioterapia, tudo funciona e conseguimos ofertar uma maior qualidade de vida aos pacientes, que são nossa prioridade”, completou a técnica em enfermagem.

Estrutura

O local conta com uma área de convívio e acolhimento, destinada aos pacientes e familiares, além de uma sala exclusiva para atendimento psicológico e cinco consultórios médicos, incluindo consultório odontológico voltado ao tratamento de pacientes com câncer de boca.

De acordo com o secretário de saúde, Juan Mendes, a entrega da nova Unacon era uma das principais metas do governo.

“Com a inauguração da unidade, pacientes, servidor e sociedade têm acesso a uma prestação de serviço fundamentada no acolhimento e na humanização”, afirmou Mendes.

A nova Unacon homenageia Luzair Maria Nascimento da Costa, paraense nascida na cidade de Afuá, em 11 de janeiro de 1942, que, juntamente a família, fortaleceu por muitos anos o comércio de madeiras e no Amapá e garantiu o sustento e a formação dos 10 filhos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 17h48 - Fonte: ClimaTempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 36°

Seg 35°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Qua 35°C 25°C
Qui 34°C 25°C
Sex 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes