Segunda, 25 de Outubro de 2021
31°

Trovoada

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

Covid-19: Governo do Amapá treina profissionais e estudantes para testagem em massa em Oiapoque

O Laboratório de Fronteira (Lafron), órgão do Governo ligado à SVS. Foram treinadas 15 pessoas que aplicarão o teste rápido antígeno, que tem o resultado em 15 minutos

06/10/2021 às 11h48
Por: Dinael Monteiro Fonte: Prefeitura de Santana
Compartilhe:
Covid-19: Governo do Amapá treina profissionais e estudantes para testagem em massa em Oiapoque

O Governo do Estado realizou na tarde desta segunda, 4, um treinamento para equipes que irão atuar na testagem em massa da população no município de Oiapoque para a covid-19. Os testes já iniciaram de forma indiscriminada, ou seja, qualquer pessoa pode ser testada, basta procurar um ponto de coleta.

Atualmente, o município enfrente um surto de contágio do coronavírus, segundo especialistas, por se tratar de área de fronteira com grande circulação de pessoas de fora do Estado, onde há a presença da variante delta – que não apresenta forma grave, mas é altamente contagiosa.

O treinamento é dado pelo Laboratório de Fronteira (Lafron), que é uma unidade da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) que realiza a vigilância laboratorial na fronteira (Oiapoque- Guiana Francesa).

No total, foram treinadas 15 pessoas que aplicarão o teste rápido antígeno, considerado de alta eficiência e tem o resultado em torno de 15 minutos. Entres elas, estão acadêmicos do curso de enfermagem do campus binacional da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que atuaram de forma voluntária na ação, e 5 profissionais do município, sendo 4 farmacêuticos e 1 auxiliar de enfermagem.

“Esse treinamento capacitará os profissionais para auxiliar na testagem em massa que será realizado na população de Oiapoque, a partir desta terça-feira (5) todos estarão em campo, na linha de frente para monitorar os casos”, afirmou o gerente do Lafron, Valmir Corrêa.

Inicialmente, estão disponíveis 26 mil testes doados pelo Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) para o município, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, região central do município, será o ponto de referência para coleta e realização dos exames, se houver necessidade os profissionais irão avaliar a abertura de novos pontos.

Busca ativa de casos

Em outra frente de trabalho, agentes de saúde da SVS realizam a busca ativa de casos, o trabalho funciona da seguinte forma: é identificado os casos confirmados e posteriormente visitado a residência da pessoa para dialogar com familiares, amigos e vizinhanças, e todos que fizeram contato com a pessoa que está infectada, desta forma se faz uma investigação mais minuciosa com o objetivo de apurar se a pessoa infectada transmitiu o vírus para outras.

Todas as informações são repassadas para a sala de situação que também faz o acompanhamento via telefone dos casos, as medidas como quarentena domiciliar, tratamento em casa e atendimento especializado na UBS e hospital são orientadas às pessoas que estão infectadas de forma contínua.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 20h55 - Fonte: ClimaTempo
31°
Trovoada

Mín. 25° Máx. 35°

Ter 33°C 23°C
Qua 34°C 22°C
Qui 35°C 23°C
Sex 34°C 23°C
Sáb 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes