Segunda, 25 de Outubro de 2021
31°

Trovoada

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

COMUNICADO

A Vigilância Sanitária Municipal manterá a fiscalização de cunho preventivo e informativo, tanto para os empreendedores de pescado, quanto para a população

07/10/2021 às 21h38
Por: Dinael Monteiro Fonte: Prefeitura de Santana
Compartilhe:
COMUNICADO

 

A Prefeitura de Santana reforça que o consumo de peixe da espécie pacu, associado aos casos suspeitos da Síndrome de Haff, conhecida como doença da “urina preta”, deve ser evitado temporariamente no município, conforme a recomendação da Superintendência de Vigilância em Saúde – SVS. No Amapá, seis casos já foram notificados e estão sendo monitorados pelas Autoridades Sanitárias. 

Ressalta ainda que a proibição se restringe apenas à espécie pacu e orienta para que o consumidor fique atento ao pescado no momento da compra. Observe se o peixe está bem armazenado, tratado, conservado e em boa qualidade para o consumo. 

A Vigilância Sanitária Municipal manterá a fiscalização de cunho preventivo e informativo, tanto para os empreendedores de pescado, quanto para a população. 

Em todo o Estado, profissionais de saúde estão atentos a pacientes que relatarem os principais sintomas, como dor de cabeça, vômito, dores musculares e, quando evolui, chega a ter a coloração da urina escurecida. Os sintomas costumam aparecer entre 2 e 24 horas após o consumo. 

Prefeitura de Santana

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 21h15 - Fonte: ClimaTempo
31°
Trovoada

Mín. 25° Máx. 35°

Ter 33°C 23°C
Qua 34°C 22°C
Qui 35°C 23°C
Sex 34°C 23°C
Sáb 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes