Segunda, 25 de Outubro de 2021
30°

Trovoada

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

Governo leva atendimento do Mais Visão aos moradores de Oiapoque

Triagem do programa já avaliou 960 pessoas durante a ação que acontece desde sábado, 9, na Escola Joaquim Caetano

12/10/2021 às 19h16
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal Governo do Amapá
Compartilhe:
Governo leva atendimento do Mais Visão aos moradores de Oiapoque

O Governo do Estado encaminhou a estrutura do Programa Mais Visão ao município de Oiapoque, para atender e identificar as demandas da população. Segundo o Setor de Oftalmologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), 960 pessoas já passaram pela triagem durante a ação que iniciou no último sábado, 9.

Para ter acesso ao serviço, basta apresentar o cartão do SUS e documento de identificação. Pessoas com idade superior a 50 anos têm prioridade no atendimento, mas a equipe técnica atende livre demanda. O atendimento acontece das 7h às 15h na Escola Estadual Joaquim Caetano, que fica na avenida Coaracy Nunes, 40, Centro - onde também acontecerão as cirurgias do programa. 

A expectativa é de que aproximadamente 3 mil intervenções cirúrgicas sejam realizadas a partir do próximo sábado, 16. É importante ressaltar que o mesmo paciente pode passar por mais de um procedimento.

A tenda estruturada para procedimentos cirúrgicos está montada nas dependências da escola. Em Oiapoque serão realizadas cirurgias de catarata, pterígio e estrabismo. Pacientes com outras doenças que afetam a retina e casos de glaucoma, serão encaminhados para o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), em Macapá.

O coordenador geral do programa Mais Visão, Jacimone Siqueira, reforçou que as ações em municípios distantes da capital estendem o atendimento a quem possui dificuldade de marcar consulta devido a mobilidade.

"Com a oferta de triagens nos municípios mais distantes, o Governo do Estado consegue aproximar o serviço da população e, dessa forma, beneficiar mais pessoas", disse o coordenador.

Ação no Vale no Jari

Em julho, o Governo do Amapá, iniciou as cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida) no município de Laranjal do Jari, no sul do estado. A ação realizou mais de 32 mil atendimentos, entre consultas médicas, cirurgias de pterígio, catarata e YAG laser.

Mais Visão


O programa é fruto de uma parceria do Governo do Amapá com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e conta com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre e Tesouro Estadual. Em 1 ano, o Mais Visão já realizou 210.285 atendimentos, entre consultas, cirurgias, atendimentos e acompanhamento pós-cirúrgico.

O programa descentralizou os atendimentos e, além de Macapá, já levou ações de saúde ao município Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá, Calçoene e atualmente está em Oiapoque.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 19h54 - Fonte: ClimaTempo
30°
Trovoada

Mín. 25° Máx. 35°

Ter 33°C 23°C
Qua 34°C 22°C
Qui 35°C 23°C
Sex 34°C 23°C
Sáb 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes