Sexta, 03 de Dezembro de 2021
29°

Muitas nuvens

Macapá - AP

Educação Amapá, Educação

Aulas 2022: responsáveis por estudantes têm até dia 30 para efetuar rematrícula

O processo de rematrícula é presencial e deve diretamente na escola onde o aluno está cursando o atual ano letivo

13/11/2021 às 10h47
Por: Dinael Monteiro Fonte: Prefeitura de Macapá
Compartilhe:
Aulas 2022: responsáveis por estudantes têm até dia 30 para efetuar rematrícula

As escolas municipais de Macapá já estão no período de rematrícula para o próximo ano letivo. O procedimento é indicado para os pais e/ou responsáveis de alunos que irão permanecer na mesma escola em 2022. O prazo encerrará no dia 30 de novembro e nesta etapa, o serviço é voltado aos estudantes das turmas do 1º e 2º períodos da pré-escola e do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.

Estudantes das turmas do maternal, dos centros educacionais vinculados à administração municipal e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão atendidos em outro momento. Os alunos que em 2021 estão no 5º ano não precisarão fazer, pois em 2022 eles passarão para a rede estadual de Educação.

A rematrícula escolar faz parte da rotina de todo ano letivo. Através dela é possível mensurar quantas vagas serão disponibilizadas no ano seguinte, uma vez que os estudantes que já fazem parte da rede municipal possuem prioridade de matrícula. Ao se dirigir até a secretaria escolar, os responsáveis pelos estudantes também têm a opção de realizar a transferência do aluno para outra escola ou efetuar o cancelamento da vaga.

O atendimento da rematrícula é realizado diretamente nas escolas, de forma presencial, pelas equipes da secretaria escolar. O serviço é realizado de segunda a sexta, no horário comercial. No momento do procedimento é preciso levar os documentos do responsável e do estudante – principalmente o CPF -, uma vez que, durante o processo, também é efetuada a atualização cadastral do aluno.

As escolas estão sendo orientadas pela Semed a realizarem a busca ativa dos responsáveis. Quem perder o prazo da rematrícula corre o risco de ter que disputar vaga junto com os demais estudantes que entrarão na rede municipal de ensino no ano que vem, com a possibilidade de não conseguir vaga na escola pretendida.

Chamada Escolar
Diferentemente do processo da rematrícula – onde o aluno já está inserido na rede municipal e irá permanecer nela –, a Chamada Escolar é voltada para os estudantes que pleiteiam vagas na Educação de Macapá.

Para o ano letivo 2022 o serviço terá início na próxima terça-feira (16), em regime de colaboração com o Estado e o município de Santana. Os responsáveis pelos alunos terão a oportunidade de sinalizar essa demanda para que a Semed realize o planejamento educacional e o reordenamento escolar do próximo ano.

A inscrição na Chamada Escolar poderá ser realizada até o dia 15 de dezembro, através do site www.escolapublica.ap.gov.br ou através do preenchimento de um formulário impresso na escola municipal pretendida. Algumas escolas-polos também irão dar suporte aos pais e/ou responsáveis com dificuldade no preenchimento ou que não tenham acesso à internet.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 15h45 - Fonte: ClimaTempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

Sáb 33°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 34°C 24°C
Ter 34°C 24°C
Qua 33°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes