Quarta, 17 de Novembro de 2021
35°

Nuvens esparsas

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

Novembro Azul: ação do Hospital de Santana estimula a busca por exames de próstata

Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer. Campanha é voltada aos homens com mais de 40 anos

17/11/2021 às 13h37
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Novembro Azul: ação do Hospital de Santana estimula a busca por exames de próstata

Como parte da campanha “Novembro Azul”, o Hospital Estadual de Santana (HES) promove uma ação de conscientização sobre os riscos do diagnóstico tardio do câncer de próstata, que atinge, em maioria, homens acima de 40 anos. A unidade oferta, durante o ano todo, consultas com urologistas voltadas para esse público-alvo. 

No mês que celebra os cuidados com a saúde do homem, o alerta é reforçado para garantir ao paciente um diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura. A campanha chama a atenção para a busca por exames preventivos, que devem ser realizados anualmente.

Para o médico urologista, Marcos Zioneda, é fundamental romper as barreiras que impedem a construção de uma cultura preventiva ao câncer de próstata. 

"O preconceito ainda é, sem dúvidas, o maior empecilho para o combate efetivo ao câncer de próstata. Não realizar os exames diminui significativamente as chances de diagnóstico precoce, o que afeta de forma negativa todo o processo de cura", explicou.

Além do alerta de prevenção ao câncer de próstata, a ação de saúde também oferta exames laboratoriais básicos, medição de pressão, glicemia e os testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como para HIV/Aids, hepatite B e sífilis.

O carpinteiro Ozano Ferreira, de 71, buscou atendimento no HES e destacou que é necessário deixar de lado o preconceito para criar um hábito de cuidado frequente com a saúde. 

"São consultas e exames simples e importantes. É necessário repensar os preconceitos e medos, porque a saúde deve ser nossa prioridade", disse Ferreira.

Com a alta adesão à campanha neste ano, uma agenda suplementar de consultas foi aberta para a sexta-feira, 19, com 35 vagas para consultas com especialistas.

Os interessados podem procurar o Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (Same) do HES, a partir da quarta-feira, 17, entre o horário de 14h e 18h. É exigido documentação de identidade com foto e o cartão do SUS. 

O Hospital Estadual de Santana fica localizado na Rua Pedro Salvador Diniz, número 187, no bairro Remédios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 13h28 - Fonte: ClimaTempo
35°
Nuvens esparsas

Mín. 25° Máx. 34°

Qui 34°C 23°C
Sex 35°C 23°C
Sáb 35°C 24°C
Dom 35°C 23°C
Seg 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes