Sexta, 03 de Dezembro de 2021
29°

Muitas nuvens

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

Após ações do Governo do Amapá, casos da covid-19 começam a diminuir em Oiapoque

Testagem em massa, vacinação e barreira sanitária foram desenvolvidas no município para contenção do vírus

17/11/2021 às 13h47
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Após ações do Governo do Amapá, casos da covid-19 começam a diminuir em Oiapoque

As ações de testagem em massa, intensificação da vacinação e barreiras sanitárias do Governo do Amapá ajudaram a conter a covid-19 no município de Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, extremo norte do estado. Com as ações desenvolvidas desde o início de outubro, o município voltou a apresentar estabilidade.

As atividades são coordenadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Prefeitura de Oiapoque, Polícia Rodoviária Federal, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Exército Brasileiro.

A intensificação da vacinação ocorreu em pontos estratégicos da cidade e em locais isolados, somente os dados registrados pelas equipe da SVS, entre os dias 1º de outubro e 10 de novembro, aplicou 1.240 doses de imunizantes Pfizer, AstraZeneca e Coronavac.

Além disso, no mesmo período, foram feitas testagem em massa da população, 1.113 testes antígeno foram realizados.

"Agimos com rapidez assim que tomamos conhecimento do aumento do número de casos em Oiapoque, intensificamos a vacinação dando apoio ao município e ainda realizamos busca ativa de casos fazendo testagem em massa da população", frisou o superintendente da SVS no Amapá, Dorinaldo Malafaia.

Dados epidemiológicos do Oiapoque

O crescimento dos casos da covid-19 no município de Oiapoque foram registrados na segunda quinzena do mês de setembro. A taxa de positividade, que é a quantidade de casos positivos a cada 100 pessoas testadas, passou dos 30% no dia 18 daquele mês, data que registrou o início do salto, chegando no pico, em 9 de outubro com 97,27%.

Entretanto, a contribuição dos casos confirmados em relação ao estado diminuiu, na semana do dia 12 a 18 de setembro, que foi quando iniciou o registro de crescimento da covid-19, 21,74% dos casos no Amapá foram em Oiapoque.

Já do dia 3 a 9 de outubro chegou ao pico, com o município concentrando 77,95% dos registros de casos diários do Estado. Na última semana, de 7 a 13 de novembro, esse número chegou a 30,77% dos casos.

A quantidade absoluta de casos também diminuiu. O pico de registros se deu na semana de 3 a 9 de outubro, com 152 casos registrados. A última semana confirmou 68 casos da doença.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 16h51 - Fonte: ClimaTempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

Sáb 33°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 34°C 24°C
Ter 34°C 24°C
Qua 33°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes