Sexta, 03 de Dezembro de 2021
29°

Muitas nuvens

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

Governo do Amapá distribuiu mais de 470 kits ostomizados em 7 meses

Creap oferta acolhimento e assistência em saúde para melhorar a qualidade de vida, autoestima e independência de pessoas com ostomia

18/11/2021 às 10h22
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Governo do Amapá distribuiu mais de 470 kits ostomizados em 7 meses

De abril até novembro, o Governo do Estado distribuiu 476 kits ostomizados para 68 pacientes que são atendidos pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap). O acolhimento e assistência em saúde garantem melhor qualidade de vida, autoestima e independência de pessoas com ostomia.

Os paciente recebem, mensalmente, o kit com equipamento coletor (10 a 15 unidades), lenços removedores, lenços barreiras e outros adjuvantes como pasta barreira e pó de tratamento. O cadastro para receber as bolsas e os demais itens deve ser realizado no Creap, que é referência no acompanhamento de pacientes ostomizados.

Uma ostomia, ou estoma, é uma abertura criada cirurgicamente entre o intestino e a parede abdominal. Os tipos mais comuns conectam o intestino delgado (ileostomia) ou o intestino grosso (colostomia) à parede abdominal. Ostomias podem ser temporárias ou permanentes. O objetivo é construir um novo caminho para eliminar a urina e as fezes.

O diretor do Creap, Amaury Barros, ressalta que a distribuição dos materiais faz com que os pacientes melhorem também com a saúde mental, por levar a independência do paciente e a dignidade em poder sair de casa.

“Sabemos a importância de ofertar de forma gratuita um material de ponta e alta tecnologia, que antes trazia um impacto financeiro muito grande para essas famílias que não tem mais que se preocupar com isso”, disse.

Dia Nacional do Ostomizado

Na terça-feira, 16, Dia Nacional do Ostomizado, o Centro de Reabilitação realizou uma programação com palestras e rodas de conversas para pacientes e profissionais da área. O evento ocorreu no auditório do Museu Sacaca, em Macapá.

Cadastro de pacientes

Para fazer o cadastro que dá o direito do paciente receber o kit, é necessário ir ao Creap, localizado na rua Tiradentes, nº 1597, no bairro Central, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h. O paciente deve apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e o laudo médico especificando o tipo de procedimento a ser realizado.

Os pacientes ainda são avaliados para que seja possível determinar a numeração e o tipo de equipamento coletor que melhor se adequa ao seu caso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 16h51 - Fonte: ClimaTempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

Sáb 33°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 34°C 24°C
Ter 34°C 24°C
Qua 33°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes