Sexta, 03 de Dezembro de 2021
29°

Muitas nuvens

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

Dia de Combate ao Câncer de Próstata reforça a importância dos cuidados com a saúde do homem

Prevenção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura. Mais de 65 mil casos deste tipo de câncer são diagnosticados por ano no Brasil

18/11/2021 às 10h32
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Dia de Combate ao Câncer de Próstata reforça a importância dos cuidados com a saúde do homem

Mais prevenção e menos preconceito. É o alerta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata que marca esta terça-feira, 17. A data reforça a importância dos cuidados com a saúde do homem, em destaque a prevenção e diagnóstico precoce da doença, o que aumenta as chances de cura.

De acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença que afeta a glândula do sistema reprodutor masculino representa o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Em 2021, a estimativa é de mais de 65 mil novos casos no Brasil, sendo 100 casos no Amapá.

Homens com idade superior a 45 anos devem procurar um urologista para analisar a necessidade do exame de toque retal, que possibilita identificar alterações da glândula, tais como endurecimento ou nódulos. Dependendo do caso, outros exames podem ser solicitados, como tomografia, antígeno prostático específico (PSA) e biópsia.

LEIA TAMBÉM: Ação do Hospital de Santana estimula a busca por exames de próstata

Diagnóstico e tratamento no Amapá

O Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, dispõe da especialidade destinada a identificação e tratamento do câncer de próstata. De janeiro a novembro deste ano, 3.270 consultas foram agendadas com urologistas na unidade hospitalar, conforme registros da Central de Ambulatório Especializado (CAE).

O urologista Daniel Silveira alerta que o câncer se desenvolve lentamente e, por isso, é fundamental construir o hábito de realizar exames preventivos anualmente. Para o profissional de saúde, é necessário modificar a mentalidade para que a saúde passe a ser prioridade.

“Muitos pacientes descobrem o câncer de próstata em estágio avançado porque não têm o hábito de procurar um profissional para realizar os exames de rotina, seja por medo ou estigma em relação ao procedimento.”, disse o médico.

Inicialmente a doença não apresenta sinais ou sintomas. Mas, em fases avançadas podem surgir dores ósseas, vontade frequente de urinar acompanhada de dor e sangue na urina ou sêmen. Os principais fatores de risco são históricos familiar de câncer de próstata e excesso de gordura corporal.

Para ter acesso a consulta com especialista é preciso possuir encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), dar entrada na consulta através do SuperFácil das zonas norte ou oeste. O processo leva em média 15 dias. Além do encaminhamento da UBS, outros documentos exigidos são: comprovante de residência, documento de identificação oficial com foto e cartão do SUS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 15h45 - Fonte: ClimaTempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

Sáb 33°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 34°C 24°C
Ter 34°C 24°C
Qua 33°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes