Sexta, 03 de Dezembro de 2021
29°

Muitas nuvens

Macapá - AP

Educação Amapá, Educação

Estudantes das escolas municipais de Santana realizam avaliação do Saeb

Através de questionários aplicados a cada dois anos na rede pública, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, permitindo que as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes

19/11/2021 às 11h24
Por: Dinael Monteiro Fonte: Prefeitura de Santana
Compartilhe:
Estudantes das escolas municipais de Santana realizam avaliação do Saeb

Durante o mês de novembro e início de dezembro, os alunos das escolas municipais estarão sendo avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb. É um conjunto de avaliações externas, em larga escala, que permite ao Inep diagnosticar a educação básica brasileira e fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes.

Através de questionários aplicados a cada dois anos na rede pública, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, permitindo que as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.

As escolas da rede municipal estão realizando a aplicação da avaliação conforme cronograma disponibilizado pela equipe do Saeb aos gestores escolares e à Secretaria Municipal de Educação de Santana – SEME.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Os alunos são avaliados em língua portuguesa e matemática, e em ciências, por amostragem. A avaliação tem em sua matriz o recorte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fornecendo dados para a composição da nota do Ideb municipal, resultado da proficiência do aluno e do fluxo educacional”, afirma Aldaléa Balieiro, coordenadora do Programa Criança Alfabetizada em Santana.

O Saeb utiliza como instrumentos testes cognitivos a serem aplicados aos alunos dos anos avaliados, contemplando as áreas do conhecimento Língua Portuguesa e Matemática. Neste ano, uma amostra de estudantes do 9º ano do ensino fundamental também fará provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A amostra será feita através de questionários (impressos e eletrônicos) aplicados aos alunos, professores, diretores e Secretários Municipais de Educação, coletando informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto que podem auxiliar a compreender o desempenho nos testes.

Comunicação – Prefeitura de Santana

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 15h30 - Fonte: ClimaTempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

Sáb 33°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 34°C 24°C
Ter 34°C 24°C
Qua 33°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes