Sexta, 03 de Dezembro de 2021
29°

Muitas nuvens

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

Hospital da Mulher capacita profissionais para orientar mães sobre dúvidas na amamentação

Entre os conteúdos abordados, estão as práticas para promover o aleitamento desde a gestação até o momento do parto e pós-parto

23/11/2021 às 10h56
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Hospital da Mulher capacita profissionais para orientar mães sobre dúvidas na amamentação

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) iniciou nesta segunda-feira, 22, um curso clínico de lactação para orientar as equipes multiprofissionais da unidade sobre amamentação. O objetivo é que os servidores sejam multiplicadores no papel de identificar dúvidas e inseguranças que possam atrapalhar o processo do aleitamento materno.

O curso encerra na próxima sexta-feira, 26, e faz parte da programação do Mês da Prematuridade Neonatal.

Entre os conteúdos abordados, estão as práticas para promover o aleitamento desde a gestação até o momento do parto e pós-parto. Também são abordados os casos em que o bebê não pode ser amamentado, as dificuldades da amamentação e como apoiar a mãe nessas situações. 

A coordenadora do BLH, Darcineide Dias, explicou que, como na unidade a maior parte dos atendimentos são voltados para a maternidade, é essencial que os profissionais saibam como orientar as mães sobre amamentação. 

“As vezes é uma dúvida tão pequena que está atrapalhando o processo de adaptação da mãe e do bebê, que podem ser resolvidos através de uma simples orientação. Mas é importante que essa mãe saiba que o Banco de Leite está disponível caso ela precise de um suporte mais especializado”, disse.

Além de ser a melhor fonte de alimentos e nutrientes para os recém-nascidos, o leite materno contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e no combate a infecções, ajudando na diminuição do tempo de internação nos casos de bebês prematuros ou com outras complicações.

A assistente social Evaldina Lacerda, que está participando do curso, ressaltou a importância de poder orientar as pacientes quanto à importância da amamentação exclusiva até 6 meses de vida do bebê.

“Por pressões externas, muitas pacientes ficam indecisas sobre amamentar, então para nós, como profissionais da saúde, é muito importante sabermos como orientar essa mãe sobre quais são as melhores opções para ela e para a saúde do bebê”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 15h30 - Fonte: ClimaTempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

Sáb 33°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 34°C 24°C
Ter 34°C 24°C
Qua 33°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes