Sexta, 03 de Dezembro de 2021
29°

Muitas nuvens

Macapá - AP

Cidades Amapá

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde participam de capacitação sobre atribuições da função de fiscal de contrato

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, explicou que a capacitação é um trabalho orientativo para que o servidor saiba como atuar corretamente quando for designado para tal função

23/11/2021 às 19h55
Por: Dinael Monteiro Fonte: Prefeitura de Santana
Compartilhe:
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde participam de capacitação sobre atribuições da função de fiscal de contrato

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, que atuam como fiscais de contratos, participaram nesta terça-feira, 23, no auditório da Escola GPC, de um treinamento para atualização sobre suas atribuições. O objetivo foi esclarecer dúvidas e orientar os servidores a respeito de como proceder diante da fiscalização.

A capacitação foi ministrada pelo auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Edem Mendes, que tratou sobre acompanhamento, nota de empenho, comprovantes de entrega do material ou efetiva entrega da prestação de serviço, entre outros itens, orientando para o adequado exercício da função, nos termos que a lei exige: “É importante para que os fiscais e gestores adquiram conhecimento técnico e teórico para desempenhar melhor suas funções. Abordamos sobre as boas práticas de gestão e governança para que os servidores façam com que seus contratos e fiscalizações sejam os melhores possíveis”, afirmou o facilitador.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, explicou que a capacitação é um trabalho orientativo para que o servidor saiba como atuar corretamente quando for designado para tal função. “Esta é uma função que requer muita responsabilidade. O fiscal verifica e atesta se a empresa está cumprindo o que está no contrato e fiscaliza corretamente para não resultar em processo administrativo disciplinar”, destacou.

Para o chefe em exercício da Divisão de Acompanhamento de Contratos e Convênios da SEMSA, Bruno Pacheco, o fiscal de contrato é peça fundamental para o sucesso nas contratações públicas, por isso, é importante capacitá-lo continuamente, de maneira que ele possa compreender suas atribuições e sua importância: “O agente público deve sempre velar pela correta consecução da coisa pública, confiada por cada cidadão às mãos de quem gesta o recurso.  Quando ela é bem cuidada, bem gestada, todo contrato celebrado, por menor que seja, converte-se em benefício para a população”, concluiu o servidor.

A SEMSA atualmente dispõe de 33 servidores que atuam na fiscalização de contratos administrativos de diferentes tipos, como por exemplo, aquisição de equipamentos, medicamentos e insumos, fornecimento de refeições, locação de imóveis, dentre outros.

Comunicação – Prefeitura de Santana

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 16h10 - Fonte: ClimaTempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

Sáb 33°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 34°C 24°C
Ter 34°C 24°C
Qua 33°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes