Sexta, 28 de Janeiro de 2022
24°

Chuva fraca

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

Governo do Amapá e PRF realizam Fiscalização Sanitária em Oiapoque para combater avanço da covid-19

Ação acontece de 29 de novembro a 5 de dezembro com alertas sobre as medidas de prevenção e testes rápidos

02/12/2021 às 09h16
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Governo do Amapá e PRF realizam Fiscalização Sanitária em Oiapoque para combater avanço da covid-19

(PRF),  realiza uma ação para abordar motoristas que saem ou chegam ao município de Oiapoque, no norte do estado. O objetivo é alertar sobre as medidas de proteção contra a covid-19 após registros, entre outubro e novembro, terem mostrado um aumento de casos confirmados na sede e nas aldeias indígenas Kumarumã, Kumenê e Manga, que ficam próximas ao município. 

LEIA MAIS: Governo define ações de contenção da covid-19 com lideranças indígenas

A ‘Fiscalização Sanitária’ começou em 29 de novembro e segue até domingo, 5, com concentração no posto da PRF na cidade. Os profissionais orientam os condutores sobre as formas de prevenção, como o uso da máscara, do álcool 70 INPM e distanciamento social, além da  importância da vacinação, inclusive com a dose de reforço que já está disponível para alguns grupos. Em casos suspeitos, são realizados testes rápidos antígenos, que podem confirmar novos casos em até 15 minutos após a coleta.

As equipes ainda reforçam a importância de evitar deslocamentos desnecessário para minimizar a circulação e exposição ao vírus e, em caso de agravamento da doença, e ainda quais unidades de saúde procurar atendimento. 

Ações em Oiapoque

Desde outubro, o Governo do Amapá tem tomado medidas para conter o avanço da covid-19 em Oiapoque, o que inclui ações itinerantes de vacinação e testagem em massa e verificação da usina de oxigênio instalada no Hospital Estadual de Oiapoque (HEO).

A força-tarefa também faz um trabalho de sensibilização dentro da comunidade indígena para que as equipes de testagem, vacinação e assistência médica da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) possam completar o ciclo vacinal dos indígenas com a segunda dose e, ainda, aplicar a dose de reforço contra a covid-19 para aqueles que já cumprem o intervalo necessário.

A secretária-adjunta de enfrentamento à covid-19, Maracy Andrade, explicou que o Governo capacita as equipes de saúde sobre a importância de manter as medidas preventivas contra a covid-19 e mantém estratégias para disseminar materiais informativos nas aldeias.

“Treinamos as equipes que estão participando para que eles possam reforçar essas informações durante as abordagens. Principalmente sobre o quanto é importante estar imunizado, já que, em caso de exposição ao vírus, a pessoa pode ter uma forma mais branda da doença e as chances de desenvolver complicações serão menores”, disse.

A ação ainda conta com o apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e a Secretaria de Saúde (Sesa).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 21h29 - Fonte: ClimaTempo
24°
Chuva fraca

Mín. 24° Máx. 33°

Sáb 32°C 24°C
Dom 31°C 24°C
Seg 33°C 23°C
Ter 33°C 23°C
Qua 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes