Sexta, 28 de Janeiro de 2022
25°

Chuva fraca

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

Nutricionista do Estado dá dicas para aproveitar com equilíbrio as refeições das festas de fim de ano

É possível usufruir de pratos e drinks tradicionais do período sem prejudicar a saúde

23/12/2021 às 12h57
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Nutricionista do Estado dá dicas para aproveitar com equilíbrio as refeições das festas de fim de ano

Os festejos de natal e réveillon se aproximam, bem como as ceias com saborosos pratos típicos da época e variados drinks com teor alcoólico. O nutricionista João Medeiros, que atua no Governo do Estado, orienta sobre como aproveitar os alimentos sem cometer exageros que prejudiquem a saúde.

  1. Durante o período matutino e vespertino dos dias de celebração, busque se alimentar adequadamente com comidas leves, como uma maneira de preparar o organismo para os alimentos calóricos que normalmente são ingeridos à noite;
  2. Beber bastante água ao longo do dia é indispensável para evitar a retenção de líquido que alimentos pesados costumam provocar.

“A sede também pode ser confundida com fome, o que provoca ingestão demasiada de alimentos”, completou.

  1. É possível provar todos os alimentos disponíveis na ceia, para isso, sirva-se de pequenas porções. Assim não haverá exageros nem privações.
  2. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos com alto percentual de gordura. A ingestão de embutidos, frutas em caldas, molhos e temperos industrializados, por exemplo, pode ser repensada. Dá para substituir por opções mais naturais.
  3. Os cuidados com o sal e açúcar precisam ser mantidos durante as comemorações de fim de ano, principalmente por pessoas que têm alguma doença crônicas como diabetes e hipertensão. A ideia é sempre usar os condimentos com bastante cautela ou evitar a ingestão.
  1. Em relação as bebidas, o consumo de refrigerante precisa ser moderado. É possível substituir por sucos diversos de frutas naturais. Bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação. Nesta categoria a principal recomendação é: se beber, não dirija!

Todo e qualquer excesso é prejudicial, principalmente aos órgãos que executam a desintoxicação do organismo, como o fígado e os rins. O equilíbrio é indispensável para ter boas festas sem prejudicar o desempenho da saúde nos meses senguintes”, reafirma o nutricionista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 22h09 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuva fraca

Mín. 24° Máx. 33°

Sáb 32°C 24°C
Dom 31°C 24°C
Seg 33°C 23°C
Ter 33°C 23°C
Qua 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes