Sexta, 28 de Janeiro de 2022
25°

Chuva fraca

Macapá - AP

Polícia Amapá

Estado Forte Povo Seguro: Segurança Pública estadual e federal intensificam combate ao crime organizado

O termo de cooperação terá duração de um ano, neste período serão realizadas investigações e operações de enfrentamento ao crime organizado, inclusive nos rios do Amapá

23/12/2021 às 16h33
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Estado Forte Povo Seguro: Segurança Pública estadual e federal intensificam combate ao crime organizado

Dando continuidade às medidas de proteção do programa Estado Forte, Povo Seguro, o Governo do Amapá firmou nesta quinta-feira, 23, um termo de cooperação técnica entre segurança pública estadual e federal, com a criação da força-tarefa de segurança que irá combater organizações criminosas e garantirá mais proteção para a sociedade.

As ações da força-tarefa iniciarão no dia 01 de janeiro. O termo de cooperação terá duração de um ano e neste período serão realizadas investigações e operações, inclusive nos rios do Amapá.

O governador do Estado, Waldez Góes, enfatizou que a cooperação técnica será uma grande ação, pois a força-tarefa envolve uma equipe de profissionais preparados, além de tecnologias que irão intensificar, de forma significativa, o combate ao crime.

“Essa iniciativa é fruto de várias parcerias que firmamos com essas instituições em prol da segurança da população. Buscamos cada vez mais investimentos para esse setor e, atualmente, nosso estado é referência nacional na digitalização dos sistemas de comunicação e entre outros”, afirmou o chefe do executivo.

A força-tarefa está integrada por profissionais da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com a Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), além da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

O superintendente da Polícia Federal no Amapá, Anderson Bichara, destacou que além de atuar diretamente nas operações, a PF também irá ceder o espaço onde os profissionais ficarão locados.

“Essa cooperação é um grande avanço, pois todos nós precisamos estar integrados. Cada polícia já tem suas funções atribuídas e a união desses conhecimentos permitirá que a gente atue de forma eficiente no combate da criminalidade, em nível estadual e nacional”, pontua o superintendente.

A força-tarefa não tem hierarquia, todas as decisões serão compartilhadas. A meta é identificar chefes de facções, as rotas do tráfico de drogas, as redes de distribuição de produtos ilegais, rastrear e interceptar a lavagem de dinheiro, circulação de armas, assaltos e furtos encomendados.

“Com essa união nossa expectativa é desarticular todas as sete facções criminosas já formadas em nosso estado e evitar que esse tipo de organização se propague. A cooperação é uma iniciativa que já ocorre em outros estados da federação e tem mostrado bons resultados. Logo, no Amapá não pode ser diferente”, concluiu o secretário da Sejusp, Carlos Souza.

Estado Forte Povo Seguro

O Governo do Amapá realiza o maior investimento na Segurança Pública por meio do programa "Estado Forte, Povo Seguro”, com aplicação de recursos que ultrapassam R$ 250 milhões, fruto da parceria com a Bancada Federal e contrapartidas do Tesouro Estadual, que permitem a entrega de novos prédios, armamentos, viaturas, ambulâncias, caminhões de combate ao fogo, mobílias, sistema de rádio de comunicação, novo parque tecnológico, realização de concursos públicos, entre outras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 22h29 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuva fraca

Mín. 24° Máx. 33°

Sáb 32°C 24°C
Dom 31°C 24°C
Seg 33°C 23°C
Ter 33°C 23°C
Qua 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes