Sexta, 28 de Janeiro de 2022
24°

Chuva fraca

Macapá - AP

Saúde SAÚDE

‘É gratificante ver a Prefeitura perto da comunidade, trazendo serviços e cuidados’, diz moradora do Ariri sobre ações de saúde

Prefeitura levou atendimentos para as comunidades distritais com difícil acesso à capital.

04/01/2022 às 09h07
Por: Dinael Monteiro Fonte: Prefeitura de Macapá
Compartilhe:
‘É gratificante ver a Prefeitura perto da comunidade, trazendo serviços e cuidados’, diz moradora do Ariri sobre ações de saúde

Durante o ano de 2021 a Prefeitura de Macapá promoveu ações de saúde nos distritos da capital, além de cuidados socioassistenciais e nutricionais para a população das regiões mais distantes. O objetivo das visitas foi entregar medicamentos, realizar atendimentos médicos e odontológicos e conhecer de perto as necessidades de saúde de cada localidade, assim como pontuar o que precisa ser melhorado para garantir as comunidades um atendimento de qualidade.

As ações são destinadas às famílias que moram em localidades de difícil acesso, que não têm condições de ir à capital para receber serviços específicos de saúde. A iniciativa estabelece uma comunicação mais assertiva e, dessa forma, é possível identificar as necessidades e as prioridades da comunidade.

“Esses atendimentos trazidos para nossa comunidade me deixam muito feliz. A equipe de saúde é muito atenciosa. Minha filha foi atendida com muito carinho. É bem gratificante ver a Prefeitura perto da gente. Nos sentimos muito gratos e acolhidos”, disse a moradora da comunidade do Ariri, Sandra Pantoja Caldas.

Ao todo, a Prefeitura levou 39 ações de saúde para as comunidades ao longo de 12 meses de 2021. As atividades realizadas alcançaram entre 60 e 70 pessoas de cada localidade, com consultas médicas, exames e atendimentos com consultas odontológicas.

Serviços de saúde ofertados nas ações
Durante as ações foram ofertadas consultas médicas para crianças, adultos e idosos; serviços de odontologia, psicologia, eletrocardiograma, aferição de pressão, avaliação nutricional, glicemia, massoterapia e testes rápidos. Assim como atendimentos de cardiologista; clínico geral; pediatra; nutricionista; fisioterapeuta; educador físico; aferição de sinais vitais; testes rápidos; vacinas: rotina e Covid-19; exames laboratoriais; massagista.

Além de atendimento psicológico e realização de exame de avaliação cardiológica aos idosos das comunidades. Máscaras reutilizáveis e frascos de hipoclorito de sódio também foram distribuídos durante as ações.

Projetos
O projeto Viver é Melhor é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para atender os idosos. Na oportunidade, são realizados exames médicos neste público.

Já o projeto Mais Saúde Até Você ofereceu teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, vacina contra a tríplice viral e Influenza, consultas com clínico geral, serviços de odontologia como profilaxia, aplicação de flúor e entrega de kits de higiene bucal.

Comunidades atendidas no decorrer do ano
Vários distritos e comunidades receberam ação itinerante de saúde, como distrito da Pedreira,  Ariri, Coração, Carapanatuba, São Joaquim do Pacuí, as comunidades Torrão do Matapi, Areal do Matapi, Igarapé Amazonas, Ipixuna Miranda, Bacaba, Pedreira, Vila São Raimundo do Paraíso, São Pedro do Caranã, Cantazol, Santa Luzia do Pacuí e Tracajatuba I, Corre Água, Ressaca da Pedreira, Abacate da Pedreira, Santo Antônio da Pedreira, Vila Progresso,  Maruanum, Itamatatuba, Limão do Curuá, Curiaú,  Ilha Redonda e Lagoa dos Índios

“Nossa intenção é proporcionar à população serviços de saúde nas localidades mais distantes e carentes do atendimento médico, por isso é muito importante levar ações de saúde para à comunidade”, comenta a titular da Semsa, Karlene Lamberg.

No Outubro Rosa, o atendimento chegou às mulheres do distrito da Pedreira, que receberam atendimentos como mamografia, PCCU, massagem, auriculoterapia, ventosaterapia e limpeza de pele. No Novembro Azul, cerca de 100 homens participaram da ação no Maruanum.

Parcerias
A Semsa levou acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) para ação de saúde na região da Pedreira. Ao todo, 36 pessoas fizeram parte da equipe; sendo 34 acadêmicos e 2 professores, que auxiliaram no cuidado de 216 pacientes das comunidades que compõem o distrito.

As equipes da Prefeitura entregaram mais 400 kits de higiene bucal no mês de abril, doados pela Cruz Vermelha Brasileira, para as crianças das comunidades de São Joaquim do Pacuí e Bailique. Os kits de higiene bucal continham escova de dentes, creme dental e máscaras reutilizáveis.

Inauguração da UBS Bailique
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoelzinho foi entregue na terça-feira (28), no distrito do Bailique. A unidade, que ofertará serviços de atenção básica, atendimento médico e odontológico, conta com consultórios, almoxarifado, salas para expurgo, esterilização, administrativa, vacina, atividades coletivas, observação, curativo e inalação.

*Estagiário sob orientação da Secretária Municipal de Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP
Sobre o município Notícias de Macapá - AP
Macapá - AP Atualizado às 21h49 - Fonte: ClimaTempo
24°
Chuva fraca

Mín. 24° Máx. 33°

Sáb 32°C 24°C
Dom 31°C 24°C
Seg 33°C 23°C
Ter 33°C 23°C
Qua 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes