Sexta, 28 de Janeiro de 2022
24°

Chuva fraca

Macapá - AP

Saúde Amapá, Saúde

Governo já distribuiu mais de 5 mil comprimidos de combate à influenza

O medicamento Tamiflu é utilizado no tratamento de influenza A e B e é disponibilizado para os municípios e unidades de saúde

05/01/2022 às 10h03
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Governo já distribuiu mais de 5 mil comprimidos de combate à influenza

Nos últimos dias do ano de 2021 e no início deste ano, o Governo do Amapá distribuiu 5,9 mil comprimidos do remédio Tamiflu, para atender os municípios e unidades de saúde com o antiviral que combate a influenza. Essa é uma das medidas para a contenção de casos de síndromes gripais, que têm tido um surto em todo o estado.

Tamiflu é um antiviral com fosfato de oseltamivir na composição, que impede a multiplicação e bloqueia as ações dos vírus da influenza A e B. O remédio inibe a liberação de vírus de células já infectadas, assim como a entrada do vírus em células ainda não infectadas e a propagação do vírus no organismo.

O tratamento é dividido em três dosagens, 30mg e 45mg para crianças e adolescentes, respectivamente, e 75 mg para adultos.

LEIA MAIS: Estado e prefeitura intensificam ações para contenção de casos de síndromes gripais no Iapen

Este medicamento é fornecido pelo Ministério da Saúde e regularmente distribuído ao longo do ano para as unidades de saúde, tanto do município, quanto do Estado, sendo armazenado na Central de Armazenamento Farmacêutico (CAF) do Governo, sob responsabilidade da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) com a Unidade de Doenças Transmissíveis, que monitora os casos.

Alguns locais que receberam medicação neste último período foram: as prefeituras de Macapá, Vitória do Jari, Oiapoque e Laranjal de Jari, além do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Hospital de Emergências, Hospital da Criança e do Adolescentes, Hospital de Clínicas Alberto Lima, Hospital da Mulher Mãe Luzia, Hospital do Oiapoque, Hospital de Santana, UPA do Laranjal do Jari e Abrigo de Idosos São José. Outros municípios e unidades também foram atendidos ao longo do ano passado.

“Ao longo do ano atendemos os municípios, sob demanda. Com o surto de síndrome gripal e o aumento de casos no fim do ano a demanda aumentou significativamente, logo já realizamos novos pedidos do medicamento ao Ministério da Saúde para manter o Estado abastecido”, afirmou o técnico da Unidade de Doenças Transmissíveis da SVS, João Trindade. 

Está previsto para a próxima quarta-feira, 5, a chegada de mais 20 mil comprimidos, que logo serão distribuídos para as unidades de saúde e municípios, para atendimento sob demanda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 21h49 - Fonte: ClimaTempo
24°
Chuva fraca

Mín. 24° Máx. 33°

Sáb 32°C 24°C
Dom 31°C 24°C
Seg 33°C 23°C
Ter 33°C 23°C
Qua 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes