A oportunidade de realizar os exames veio em boa hora para a doméstica Telma Pantoja, que mora no bairro Marabaixo 4, na zona oeste da capital. “Eu estava há um bom tempo sem fazer os meus exames, principalmente preventivo e a mamografia, por conta da pandemia. Achei muito bom, porque fiz os exames perto do meu trabalho”, comenta.
Para a vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha, a ação reforça o trabalho que o Município tem prestado à população.
“Estamos contentes com a ação dessa semana por vários motivos. A programação é uma forma de alertar os macapaenses para os cuidados com a saúde, promover o bem-estar e elevar a autoestima. Por ser um ponto central, é mais fácil atingir o público-alvo. É a união de todos fazendo a diferença na vida da população”, enfatiza.
Procedimentos
O exame de mamografia é direcionado às mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Já o PCCU atende na faixa etária de 25 a 64 anos. Para o segundo, são considerados alguns critérios e recomendações, como não ter utilizado creme e nem feito ducha vaginal, além de não ter mantido relações sexuais dois dias antes.
A coordenadora da Carreta do Hospital de Amor, Rafaela Oliveira, considera a parceria com a Prefeitura de Macapá fundamental para aumentar a capacidade de rastreamento de câncer na cidade. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
“O Hospital de Amor realiza o rastreamento do câncer de mama e do colo do útero, com o objetivo de diagnosticar precocemente, possibilitando uma maior possibilidade de cura. Após os exames, se forem identificadas alterações que precisam ser acompanhadas para um fechamento de diagnóstico, fazemos o acompanhamento na unidade física, se necessário”, finaliza.
Mín. 23° Máx. 32°