Sexta, 27 de Maio de 2022
28°

Muitas nuvens

Macapá - AP

Educação Amapá, Educação

Novo Saber: Governo realiza formação para fortalecer o protagonismo de estudantes nas escolas

O evento reuniu 160 pessoas entre estudantes, formadores e gestores escolares de 12 municípios do Amapá

04/05/2022 às 17h06
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal Governo do Amapá
Compartilhe:
Novo Saber: Governo realiza formação para fortalecer o protagonismo de estudantes nas escolas

Na manhã desta quarta-feira, 4, gestores escolares, estudantes e formadores das escolas do Novo Saber participaram da Formação em Ações Protagonistas, na Escola Estadual Tiradentes.

A formação foi organizada pela Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed-AP) e apresentadapor estudantes egressos das escolas do Novo Saber, com o objetivo de fortalecer o protagonismo e proatividade do aluno dentro da escola de tempo integral.

O evento reuniu 160 pessoas entre estudantes, formadores e gestores escolares de 12 municípios do Amapá. Cada escola foi representada pelo seu gestor ou coordenador pedagógico e estudantes que desempenham funções de líderes na instituição.

Para Carla Beatriz Miranda, coordenadora de implantação do Ensino Médio de Tempo Integral da Seed, a importância dessa formação é estar sempre incentivando os estudantes com novas práticas e ideias de ações protagonistas em suas respectivas escolas.

“O protagonismo é a essência do ensino de tempo integral, mesmo que a gente queira a proatividade vinda deles, antes precisamos capacitá-los para isso”, disse Carla.

Rosangela Souza, gestora na Escola Estadual Elias Trajano no município de Porto Grande, estava acompanhada do estudante Rian Santiago, o jovem é líder de turma e vice-líder do clube de inglês da instituição de ensino.

“Tenho total confiança de que o Rian é um dos nossos estudantes mais capacitados para obter e levar adiante essa formação de hoje. Por todas as funções que ele ocupa dentro da nossa escola, acabou virando uma referência para todos”, comentou a diretora.

 

As equipes receberam material educativo contendo o caderno do protagonista, Cartilha "eu sou uma boa ideia" e slide com toda a apresentação da Formação, para compartilhar as práticas aprendidas no evento com estudantes dos municípios.

O estudante Rian Santiago, acredita que entender outras realidades e aplicá-las na sua escola é o ponto mais interessante da formação.

“É uma oportunidade única de comunicação e socialização com estudantes de outros municípios, aproveito para conhecer projetos que ainda não temos em Porto Grande, e verificar a viabilidade para aplicar na minha comunidade escolar”, apontou Rian.

 

Formação em Ações Protagonistas

A formação tem várias etapas. A primeira consiste nesse encontro maior com as comitivas escolares de cada município, para que os estudantes representantes possam tirar dúvidas e se preparar para ser o formador. Após isso, as equipes retornam ao seu município e montam uma agenda escolar de acordo com sua realidade, para repercutir a formação obtida no encontro. E por fim, irão construir novos projetos e/ou alavancar que já existiam.

Escolas do Novo Saber

O programa Escolas do Novo Saber foi implementado em 2017. Atualmente, são 30 escolas oferecendo esse modelo de ensino expansivo.
O Governo do Amapá junto com a sua Secretaria de Educação, vem reformando e ampliando escolas para que as demandas advindas desse modelo de ensino sejam subsidiadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 09h29 - Fonte: ClimaTempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

Sáb 30°C 23°C
Dom 31°C 23°C
Seg 33°C 24°C
Ter 33°C 24°C
Qua 29°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes