Sexta, 27 de Maio de 2022
28°

Muitas nuvens

Macapá - AP

Cidades Amapá

Mãe que criou 12 filhos pescando camarão e vendendo café em Santana lembra desafios: “Minha mãe é única”

Depois de trabalhar pescando e vendendo camarão e peixes, Darci chegou ao Amapá em 1996. Durante 22 anos, ela vendeu também café da manhã na Área Portuária do município

09/05/2022 às 16h27
Por: Emanoel Jordânio Fonte: Blog Santana do Amapá
Compartilhe:
Mãe que criou 12 filhos pescando camarão e vendendo café em Santana lembra desafios: “Minha mãe é única”

Mãe é toda igual? Em muitas situações, parece que sim. Para os filhos, a figura materna é única. Algumas dão exemplo de vida ao acompanhar e ajudar no crescimento das crias no mundo e também serem colo quando necessário. 

Neste domingo (08) de Dia das Mães, você conhece a história da ribeirinha Darci Farias dos Santos, de 63 anos, que trabalhou muito para criar com amor 12 filhos e hoje aproveita a tranquilidade de ser idosa. 

Ela é moradora da comunidade do Ambrósio, em Santana, na região onde reúne os 12 filhos, 44 netos e 12 bisnetos dela.

Cuidar das hortaliças em casa é como uma terapia para a Darci. Mas essa não é a única motivação para a alegria de quem teve muito amor para receber e compartilhar. 

O momento em reunião com a família, olhando fotografias, algumas registradas há muitos anos, em preto e branco, também é motivo para de alegria em casa. 

“Eu me sinto muito feliz, graças a Deus, de estar perto dos meus filhos. Quando eu saio de casa, eu me sinto triste de estar longe dos meus filhos e dos meus netos. Eu amo eles. Eu passei muito sacrifício pra cuidar deles no interior. Tô com 22 anos que eu moro na cidade, mas minha vida era no interior. Criei um 'bucado' com pesca no matapi, vendendo camarão pra sobreviver, sabe?”, comentou Darci. 

A mesa da sala é sempre o lugar de encontro, cada filho traz um pouquinho e muitas histórias são compartilhadas com as novas gerações. 

Depois de trabalhar pescando e vendendo camarão e peixes, Darci chegou ao Amapá em 1996. Durante 22 anos, ela vendeu também café da manhã na Área Portuária do município.

Mas hoje o café é diferente: servido para a própria família, reunida com os filhos, com os netos, com bisnetos para mostrar a importância que ela tem para essa família, como explica uma das filhas dela, Darcilene Cardoso. 

“Eu não sei viver sem ela porque minha mãe é única, poucos têm o privilégio de ter uma mãe como ela. É uma mãezona mesmo, uma avózona, que me deu apoio quando mais precisei. Fui mãe aos 15 anos e ela foi quem me acolheu, me ajudou. Foi mãe pra minha filha, que hoje tem 19 anos. Sou grata por tudo que ela fez e faz por todos nós. Não é só por mim, mas pelo vizinho, pelos filhos, pelos netos. Ela tem um coração de ouro. Quero ter um pouquinho da virtude dela e do amor que ela sente pelo próximo”, descreveu a filha. 

E todo mundo fica atento na experiência de vida, até quem ainda não entende muito sobre isso. Mas quem entende sabe muito bem o que esse amor significa. 

“Pra mim a nossa mãe é uma guerreira, muito especial para os filhos. Ela faz a vontade dos filhos. Tem um que não está aqui, mas que nós dizemos que é o querido dela. Mas ela faz a vontade de todos os filhos. Quando o filho precisa, ela tá aqui pra ajudar cada um de nós. Então para mim ela é um exemplo de mãe”, pontuou a filha Maria da Conceição Cardoso.

Darci é o perfeito exemplo de mãe que veio de comunidade ribeirinha, trabalhou para sustentar a família e que hoje recebe muita gratidão e amor dos filhos. 

“Eu sou uma mãe muito feliz com meus filhos que Deus me deu. Eu tô muito feliz que eu tenho meus filhos todos do meu lado, espero em Deus durar mais uns anos aí”, finalizou.

Informações postadas no G-1 Amapá

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 10h11 - Fonte: ClimaTempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

Sáb 30°C 23°C
Dom 31°C 23°C
Seg 33°C 24°C
Ter 33°C 24°C
Qua 29°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes