Sexta, 27 de Maio de 2022
25°

Nevoeiro

Macapá - AP

Política Amapá

Dia Internacional da Enfermagem: profissionais correspondem a 51% dos servidores estaduais da saúde

Conheça a história de Diego Ferreira, um dos 3.700 profissionais que se dedicam a cuidar das pessoas

12/05/2022 às 11h12
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal Governo do Amapá
Compartilhe:
Dia Internacional da Enfermagem: profissionais correspondem a 51% dos servidores estaduais da saúde

O Dia Internacional da Enfermagem e dos Enfermeiros, é comemorado nesta quinta-feira, 12 de maio. A data homenageia os profissionais que diariamente se doam para salvar vidas - a importância desses trabalhadores para salvar vidas foi evidenciada na pandemia de covid-19. 

No Amapá, os servidores que atuam na enfermagem, incluindo enfermeiros e técnicos, somam 3.700 e representam 51% dos servidores vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Histórias que inspiram

Os enfermeiros e técnicos de enfermagem estão presentes em todas as unidades de saúde do Amapá, trabalhando ativamente na assistência aos pacientes ou em áreas da gestão do sistema de saúde.

Este é o caso do enfermeiro Diego Quaresma Ferreira, de 33 anos, que compõe, enquanto técnico em enfermagem, a equipe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).

Em 2005, Diego veio de Laranjal do Jari, no sul do Amapá, para trabalhar na capital, inicialmente, como auxiliar de serviços gerais, até que aceitou uma vaga de cuidador de idosos.

"Eu não pretendia seguir o ramo da enfermagem, mas sim da biologia, mas me apaixonei pela enfermagem no meio do caminho", disse.

Foi então que buscou formação acadêmica na área. Diego é graduado em enfermagem na Universidade Federal do Amapá (Unifap), onde também fez mestrado em ciências farmacêuticas e atualmente cursa doutorado em inovação farmacêutica.

"Todos os caminhos da minha vida me levaram à enfermagem. Quando fui lotado no HCA, eu tive medo, mas descobri aqui a minha vocação para a enfermagem pediátrica. Eu vejo essa profissão que eu escolhi e que me escolheu, como uma arte do cuidar. Amo e sou grato a enfermagem", completou o profissional.

Desde 2021, Diego é presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), seção Amapá.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 08h25 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nevoeiro

Mín. 23° Máx. 32°

Sáb 30°C 23°C
Dom 31°C 23°C
Seg 33°C 24°C
Ter 33°C 24°C
Qua 29°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes