Não é novidade que a marca Toyota se tornou sinônimo de qualidade, embora em determinados momentos seja discutido o design dos seus modelos. Não é o caso da linha SW4 2024, que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar durante a última semana.
O SUV grande é oferecido no mercado brasileiro em quatro versões: SRX Platinum 5 Lugares, SRX Paltinum 7 Lugares, Diamond e esportiva GR-Sport. Seus preços partem de R$ 379.990,00 podendo chegar em R$ 447.590,00 – preços tendo como base Brasília/DF.
Nas vendas o SUV SW4 vem mostrando como é bom ter uma marca forte por trás. Em 2023 foram 16 mil unidades emplacadas, contra apenas 2 mil do Mitsubishi Pajero Sport, o segundo colocado e 1,7 mil do Chevrolet Trailblazer, o terceiro colocado.
Esse ano tudo indica que não vamos ter mudanças na liderança, afinal o Toyota SW4 fechou o primeiro quadrimestre com 5,1 mil unidades emplacadas, enquanto o Pajero Sport teve 637 unidades e o Trailblazer 428 unidades.
A motorização que equipa a linha SW4 2024 é diesel 2.8L 16V, que entrega 204 cavalos de potência e torque de 50,9 kgfm. Sua transmissão é automática sequencial de seis velocidades com paddle shift. A versão GR-Sport, até em razão do seu apelo esportivo, tem um aumento de 20 cavalos no desempenho.
Nas versões Diamond e GR-Sport, destaque para a linha dos sistemas de luzes, da grade frontal e dos para-choques. Destacam-se ainda sua moldura dianteira, com faróis full-LED, e o sistema follow me home, com regulagem automática de altura.
Por dentro, o modelo conta com detalhes escurecidos, volante e bancos em couro, iluminação ambiente, com LEDs nos apoios para os pés, console central, painel e portas.
O pacote de conectividade inclui uma central multimídia com tela sensível ao toque de nove polegadas, espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e o sistema de áudio premium JBL.
Todas as versões vêm com o sistema de monitor de visão 360º, conhecida como Panoramic View Monitor e ar-condicionado automático digital de duas zonas.
As versões Diamond e GR-Sport oferecem ainda um carregador por indução para smartphones e duas portas USB no console para maior conveniência dos passageiros traseiros.
Todas as versões do Toyota SW4 são dotadas do sistema Toyota Safety Sense e ainda contam com cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e o passageiro dianteiro. Além de sete airbags, sendo dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.
Ainda fazem parte do Toyota Safety Sense, que conta com sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de aviso de mudança de faixa (LDA) e controle adaptativo de cruzeiro (ACC). Além disso também vem com itens adicionais de segurança, como controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC), controle de tração ativo (A-TRC), assistência de descida (DAC), assistência de partida (HAC), controle de oscilação de reboque (TSC), ABS com freio eletrônico – distribuição de força (EBD), assistência à frenagem de emergência (BA), luzes de freio de emergência (EBS) e âncoras Isofix (x2) com amarração superior (x2).
Toyota SW4 SRX Platinum
A versão de “entrada” SRX Platinum 7 Lugares foi a avaliada por nós e segue as mudanças de design de toda a linha 2024, como novos para-choques, grade redesenhada e acabamento em preto brilhante. A dianteira exibe uma nova identidade, harmonizando-se com os faróis.
A lateral recebe novos estribos na cor preta e a traseira revela um para-choque renovado e uma moldura inferior em preto que se integra ao friso da tampa do porta-malas.
Internamente, a SRX Platinum conta com o interior na cor preta e bancos dianteiros ventilados. É equipado com tela sensível ao toque de 9" com conectividade Android Auto e Apple CarPlay combinado com sistema de áudio JBL Premium com oito alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer; ar-condicionado digital dual-zone; Sistema de visão 360°, Alerta Ponto Cego (BSM) e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), entre outros componentes.
Assim como toda a linha SW4 2024, a versão SRX Platinum conta com diversos itens de segurança ativa do pacote Toyota Safety Sense. A versão SRX Platinum estará disponível em cinco cores: Branco Lunar, Cinza Granito, Prata Névoa, Preto Atitude e Marrom Urban.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
BYD Shark vai agitar o segmento de picapes médias
A BYD apresentou a Shark, sua primeira picape híbrida plug-in equipada com a Plataforma DMO Super Híbrida Off-road. A novidade entrega uma potência máxima acima dos 430 cavalos, acelera de 0 a 100 quilômetros é de apenas 5.7 segundos e estreia no mercado mexicano para depois chegar ao brasileiro, ainda sem data e preços definidos.
"Com a introdução de nossa primeira picape de energia limpa, a BYD Shark, estamos prontos para redefinir o cenário convencional das picapes a combustão por meio de tecnologia avançada, proporcionando aos usuários um estilo de vida caracterizado por oportunidades ilimitadas. A BYD está agora inaugurando a era da picape global de energia verde", disse Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD e CEO da BYD Americas.
Daimler Truck e Volvo Group buscam ampliar a transformação digital
A Daimler Truck e o Volvo Group chegaram a um acordo preliminar visando estabelecer uma joint venture para desenvolver uma plataforma comum de veículos, a ser definida por software e um sistema operacional dedicado para caminhões, fornecendo a base para futuros veículos comerciais definidos por software.
A intenção é tornar a nova joint venture uma líder no desenvolvimento de hardware e software padronizados. Esta base técnica permitirá então que a Daimler Truck e o Grupo Volvo e potencialmente outros parceiros forneçam recursos de veículos digitais diferenciados para seus produtos, melhorando, em última análise, a eficiência e a experiência do cliente.
Dodge celebra 110 anos de história em 2024
A história de sucesso da marca Dodge teve início em 1914, quando os irmãos John e Horace Dodge produziam e vendiam peças automotivas às montadoras da região de Detroit, Michigan, nos Estados Unidos.
Conhecida pela qualidade e confiabilidade das suas peças, a marca que carrega o sobrenome dos irmãos lançou, naquele mesmo ano, seu primeiro carro, o Model 30. Já a produção de veículos comerciais começou em 1917, marcando o nascimento da primeira picape Dodge: a Série 1.
Jeep revela o inédito elétrico Wagoneer S 2024
A Jeep está entrando no segmento de SUVs eletrificados com a revelação de seu primeiro BEV - Veículo Elétrico a Bateria Global: o Wagoneer S Launch Edition 2024. Ele será oferecido nos Estados Unidos e Canadá no segundo semestre de 2024 e depois estará disponível em mercados de todo o mundo.
"O lançamento do Jeep Wagoneer S totalmente elétrico marca um novo capítulo na história da marca Jeep. Com base em quase um século de inovação e design, este primeiro EV global apresentará a uma nova geração de proprietários uma experiência que é distintamente Jeep e 100% elétrica em todos os sentidos", disse Antonio Filosa, CEO da marca Jeep.