Nesta segunda-feira, 10, no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil, representantes das forças de segurança pública realizaram uma coletiva de imprensa para anunciar o início da "Operação Virtude" no Estado do Amapá. A operação visa promover ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas contra a violência a idosos.
Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a "Operação Virtude" ocorrerá simultaneamente em todo o Brasil até o dia 12 de julho e faz parte das atividades do "Junho Violeta", mês dedicado à conscientização e combate à violência contra idosos. No Amapá, a ação é coordenada pela Polícia Civil, através da 5ª Delegacia de Polícia da Capital (5ª DPC), com apoio da Polícia Militar.
Segundo a Delegada Lívia Pontes, titular da 5ª DPC e coordenadora da operação, este ano as ações serão realizadas de forma integrada entre as forças de segurança.
"A operação já acontece há sete anos e, este ano, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, também contaremos com o apoio da Polícia Militar para ações preventivas e ostensivas. Até o começo de junho, foram registrados mais de 1.000 casos de crimes contra idosos em todo o Estado. Precisamos dar uma resposta efetiva à sociedade. O combate à violência contra idosos abrange todos os tipos de agressão, incluindo física, psicológica, sexual, patrimonial e institucional", explicou a Delegada.
Além da coordenadora da operação, participaram da coletiva o Delegado Marko Scaliso, secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública; o Delegado Ronaldo Coelho, diretor do Departamento de Polícia da Capital; e a Tenente Waldenice Nogueira, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar.
O nome "Virtude" foi escolhido para a operação por representar a disposição de um indivíduo em praticar o bem, o correto e o desejável.