O Governo do Amapá está organizando um leilão de 150 motocicletas recuperáveis, atualmente no pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP). As inscrições estão abertas até o dia 7 de julho e podem ser realizadas no site "1º Leilão Detran 2024 - Detran AP". Os lances serão aceitos até as 9h de segunda-feira, 8 de julho, quando o leilão começará no site do leiloeiro.
Até o momento, mais de 2 mil pessoas já fizeram lances na primeira hasta pública, um tipo de leilão específico para a execução de dívidas.
Os 150 veículos que serão leiloados estão em condições de serem recuperados para circulação. Estes são veículos que foram apreendidos e não reclamados por seus proprietários por mais de 60 dias. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos nessa situação podem ser leiloados pelo órgão responsável.
Os interessados podem acompanhar os lances em tempo real e, na última semana, tiveram a oportunidade de verificar os veículos presencialmente. Segundo o diretor-presidente do Detran Amapá, capitão Rorinaldo Gonçalves, este é o primeiro leilão de 2024, com mais programados para o restante do ano. Ele destacou a importância do leilão online, uma novidade histórica para o Detran, que tem sido bem recebida pela população.
“O primeiro leilão deste ano é simbólico, pois é o primeiro realizado de forma online na história do Detran. A adesão da população tem sido muito positiva. Esta é uma maneira do Detran oferecer veículos a preços acessíveis”, afirmou Gonçalves.
O Detran Amapá atualmente possui mais de 9 mil veículos apreendidos. Desde o início da gestão do governador Clécio Luís, o Governo do Amapá tem promovido oportunidades para a regularização dos contribuintes junto ao Departamento de Trânsito e à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Em 2023, o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) permitiu a retirada de veículos do pátio, oferecendo até 100% de desconto em juros e multas, além da possibilidade de parcelamento do Imposto Sobre a Propriedade