O Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil), do Governo do Amapá, celebra 22 anos oferecendo uma vasta rede de serviços ao povo amapaense. Nos primeiros seis meses deste ano, mais de 500 mil atendimentos foram realizados em suas 14 unidades, incluindo a unidade Super Fácil Educação.
Os serviços do Super Fácil abrangem todo o estado, de Oiapoque a Laranjal do Jari, e incluem desde a gestão de filas de espera para consultas, pelo Sistema de Regulação, até a emissão e entrega de documentos e pagamento de taxas. No total, são mais de 300 serviços disponíveis em parceria com 48 instituições.
Os cinco serviços mais procurados, conforme dados da Coordenadoria de Monitoramento, Controle e Avaliação do Sistema Super Fácil, são:
A diretora-geral do Super Fácil, Renata Apostolo, reforça a importância do sistema como porta de entrada para serviços essenciais à população.
"Estamos há 22 anos prestando serviços de qualidade a toda a população do Amapá. Mesmo que não haja uma unidade física em determinadas regiões, nossa equipe se desloca. O ponto principal é atender as demandas de cada localidade com celeridade e cidadania", afirmou Renata.
Renata também destaca o papel da Coordenadoria de Projetos Especiais, responsável pelas ações itinerantes do Super Fácil. Em 2023, a instituição realizou 7.487 serviços em vários municípios e localidades do estado, atingindo quase 7 mil pessoas em mais de 30 ações realizadas. Em 2024, foram realizados 2.564 serviços.
Esses números devem aumentar com a implementação de novos projetos, como o Super Fácil das Águas, um barco de atendimento itinerante que percorrerá as regiões ribeirinhas, proporcionando serviços a essa população.
Outro fator relevante são os novos prédios, como no município de Santana, e a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. Além disso, há projetos internos voltados para os mais de 700 servidores do Super Fácil, refletindo na melhoria do atendimento e da prestação de serviços.
Também incluído nos quantitativos está o Super Fácil Educação, localizado na Secretaria de Estado da Educação (Seed), que atende toda a demanda em um só lugar. Só nos primeiros meses do ano, foram prestados mais de 42 mil serviços.
Quantitativo de atendimentos nas unidades nos primeiros seis meses de 2024: