O Governo do Amapá está realizando fiscalizações e inspeções em áreas de cultivo de soja no estado, com o objetivo de realizar um levantamento fitossanitário das plantações de grãos. As atividades envolvem a identificação de pragas nas lavouras e a avaliação do seu controle.
Os fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) estão conduzindo essas inspeções em plantações localizadas nos municípios de Macapá, Santana, Itaubal, Porto Grande, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho, além do distrito de São Joaquim do Pacuí, na capital. No total, cerca de 9 mil hectares de soja serão inspecionados.
"O que nossas equipes estão desenvolvendo agora, em campo, é a inspeção no período que o ciclo praticamente se fecha, ou seja, próximo à colheita. O trabalho é notar ocorrências de pragas nas lavouras de soja e verificar se o plantio segue as normas informadas pelo produtor em um cadastro prévio feito na Diagro antes do plantio", detalhou Tiago Baltazar, coordenador do Núcleo de Defesa Vegetal da Diagro.
Uma das principais preocupações durante essas inspeções é o combate e controle da Ferrugem Asiática da Soja, considerada a doença mais severa da cultura, podendo causar perdas de até 90% na produtividade se não controlada.
Todo o trabalho dos fiscais da Diagro visa fortalecer o sistema de produção agrícola da soja no Amapá, integrando ações estratégicas de defesa sanitária vegetal com o suporte da pesquisa agrícola e da assistência técnica na prevenção e controle de pragas.