Como parte das estratégias do Governo do Estado para fortalecer o combate ao crime, a Polícia Civil do Amapá passou a integrar a Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Rede Recupera), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Essa iniciativa visa promover a recuperação legal de bens e direitos ao patrimônio do Estado, tornando o Amapá o terceiro ente federativo a participar da rede, que iniciou suas atividades em dezembro de 2023.
A Divisão do Laboratório Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) é responsável pela identificação, localização, apreensão, administração e destinação de ativos relacionados a infrações penais no estado. Implantado recentemente, o LAB-LD conduzirá todas as etapas da recuperação de bens envolvidos em crimes de lavagem de dinheiro.
“Já possuímos uma equipe altamente qualificada e pronta para trabalhar com esse tipo de crime. Agora, essa investigação tomou uma proporção maior e está em outro patamar, com o intuito de trazer esses materiais de volta ao estado”, destacou Eduardo Quadrotti, delegado titular do LAB-LD.
Quadrotti ressaltou que todos os bens recuperados em crimes de lavagem de dinheiro serão submetidos a uma pesquisa minuciosa. Caso estejam em condições legais, serão vendidos ou alienados, retornando aos cofres públicos.
Cezar Vieira, delegado-geral da Polícia Civil, destacou a importância da integração nas redes de investigação em âmbito nacional, demonstrando o dinamismo em ações conjuntas com o Governo Federal.
“A Polícia Civil do Amapá está buscando novas metodologias de trabalho, e isso só está sendo possível com investimentos tanto do Governo Federal como Estadual. E isso reflete na segurança e bem-estar do cidadão”, afirmou Vieira.
Os avanços tecnológicos, aumento de efetivo e investimentos em equipamentos e sistemas estão fazendo a diferença na defesa do cidadão, acrescentou Vieira. Além de descapitalizar o crime, os materiais recuperados serão legalmente utilizados em investigações e serviços à sociedade.
Identificação:
Apreensão:
Administração:
Alienação:
Destinação: