O Governo do Amapá preparou uma estrutura especial para a 53ª Expofeira, que ocorrerá de 29 de agosto a 8 de setembro, com o objetivo de destacar as potencialidades da cadeia produtiva do açaí. Durante o evento, serão oferecidas palestras e atividades práticas sobre o cultivo, manejo e comercialização do fruto.
O Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) coordenará as atividades, que incluirão demonstrações em campo para ensinar técnicas eficientes de manejo e produção contínua. A programação contará com a participação da cooperativa Bio+Açai, que apresentará inovações como o vinho de açaí e iguarias regionais.
“Estamos planejando um evento que combina teoria e prática para mostrar todo o potencial da cadeia do açaí. Os participantes terão acesso a um ambiente de manejo real e aprenderão técnicas para uma produção sustentável durante o ano inteiro. A parceria com a Bio+Açai trará ainda mais diversidade e sabor ao nosso estande,” afirmou Mário Loureiro, coordenador do Departamento de Floresta do Rurap.
Durante a 53ª Expofeira, o público também poderá explorar uma variedade de produtos relacionados ao açaí, como doces, sorvetes e palmitos. O Rurap também oferecerá serviços administrativos e de produção voltados para o pequeno agricultor dentro da unidade da agricultura familiar.
A feira, que teve sua estrutura da 52ª edição restaurada e ampliada em 20%, contará com uma área total de 40 mil metros quadrados para exposições, além de 50 mil metros quadrados dedicados a esportes radicais. Também estarão disponíveis 3 mil vagas de estacionamento para carros, 1 mil para motocicletas, e 80 lotes para exposição e comercialização de animais.