O Governo do Amapá iniciou o credenciamento para motoristas particulares de transporte por aplicativo que atuarão na 53ª Expofeira. Esses profissionais terão acesso exclusivo à faixa expressa na Rodovia Josmar Chaves Pinto, direcionada ao Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Os cadastros estarão abertos a partir desta segunda-feira, 12, exclusivamente no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), e seguirão até a próxima quarta-feira, 14. A medida visa valorizar o trabalho e promover a geração de renda, alinhada ao Plano de Governo.
Manuela Dias, motorista por aplicativo, expressou sua expectativa positiva: “Estamos ansiosos para essa oportunidade. Esperamos que as novas medidas de segurança e fiscalização ajudem a utilizar a via de forma eficiente. Todos nós, motoristas de aplicativos, ônibus e táxis, precisamos colaborar para o sucesso dessa iniciativa.”
O planejamento visa aliviar o trânsito em direção ao Parque de Exposições, especialmente durante os horários de pico. Para esclarecer dúvidas sobre o credenciamento, é possível contatar a Central da Expofeira em Fazendinha ou os pontos de apoio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Santana e Casa do Trabalhador em Macapá, das 8h às 18h.
Na última sexta-feira, 9, representantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) se reuniram com categorias de transporte público e comercial para discutir o planejamento de tráfego, fiscalização da faixa expressa, e as áreas de embarque e desembarque. O capitão Marcelo Otoni, chefe de Operações do GSI, destacou: “Essas medidas visam, junto aos trabalhadores, encontrar soluções para reduzir intercorrências durante a 53ª Expofeira, oferecendo maior controle e segurança na via.”
Os espaços para embarque e desembarque de passageiros, bem como os estacionamentos rotativos para táxis e mototáxis, estão localizados em frente ao Parque de Exposições e têm capacidade para cerca de 20 veículos cada.
A 53ª Expofeira contará com uma estrutura ampliada em 20%, totalizando 40 mil metros quadrados de área coberta para exposições, além de 50 mil metros quadrados para esportes radicais. Também serão disponibilizadas 3 mil vagas para carros, 1 mil para motocicletas e 80 lotes para exposição e comercialização de animais. Em 2023, a feira gerou mais de R$ 5,7 milhões em vendas e cerca de R$ 500 milhões em negócios.
Mín. 25° Máx. 31°