Em preparação para a "COP da Amazônia" em 2025, o governador do Amapá, Clécio Luís, apresentou, na última quarta-feira (4), as ações do estado voltadas para o desenvolvimento econômico sustentável ao secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo. O ICLEI é a principal associação global de governos que promovem o desenvolvimento urbano sustentável.
“O Amapá tem se destacado com iniciativas como o manejo florestal sustentável, que preserva a floresta viva, e o Selo Amapá, o maior modelo de bioeconomia do Brasil. Nosso estado é um exemplo de políticas de proteção e preservação, que também buscam proporcionar dignidade ao nosso povo através do desenvolvimento econômico. Queremos compartilhar com o mundo o que estamos fazendo pela Amazônia”, afirmou Clécio Luís.
A delegação do Amapá levará essas práticas de desenvolvimento sustentável para a Conferência do Clima da ONU (COP), na qual o estado já esteve presente nas últimas três edições. Este ano, o evento será realizado em novembro no Azerbaijão, e, em 2025, ocorrerá em Belém, capital do Pará, com o tema “Aumentar a ambição e permitir a ação”.
Durante a COP29, o Amapá apresentará o Atlas Solar, lançado em agosto deste ano, além de projetos de manejo florestal sustentável, o plano de bioeconomia do estado e o avanço do Zoneamento Ecológico Econômico. Essas iniciativas reforçam o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável e a preservação da Amazônia.
“A presença do Amapá na COP29 e nas futuras edições nos proporciona articulações internacionais e novas parcerias. A narrativa que levamos é a de uma Amazônia com qualidade de vida, perspectiva e prosperidade, algo que poucos estados estão atentos”, destacou Rodrigo Perpétuo, do ICLEI, durante o encontro na 53ª Expofeira, o maior evento de negócios da Amazônia, organizado pelo Governo do Amapá.
Mín. 25° Máx. 32°