O Governo do Estado anunciou os últimos detalhes para a realização do Desfile Cívico-Militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, que ocorrerá na quarta-feira, 4 de setembro, a partir das 7h30 no Sambódromo. A expectativa da Polícia Militar é de que o evento reúna mais de 5 mil pessoas ao longo da Avenida Ivaldo Veras.
A coordenação do evento, que conta com o apoio dos órgãos de segurança pública e trânsito, garantirá o controle da circulação de veículos e pedestres, além da segurança do público presente. O tenente-coronel Rafael Freires, coordenador da programação, destacou que o desfile, que tradicionalmente acontece à tarde, foi antecipado para o período da manhã devido ao grande fluxo de veículos em direção à 53ª Expofeira no turno da tarde e noite.
“O desfile é uma tradição que representa valores importantes e desperta o patriotismo nos brasileiros. Neste ano, as Organizações Militares e outros Órgãos de Segurança Pública farão apresentações especiais”, ressaltou o coronel Freires.
Para melhor acomodar o público, além da estrutura do Sambódromo, foram montadas arquibancadas cobertas. Os portões estarão abertos a partir das 7h, e é recomendado que o público chegue cedo para garantir um bom lugar.
Na sexta-feira, 6 de setembro, a Avenida Ivaldo Veras será interditada durante a manhã para a finalização da montagem das estruturas e o treinamento do efetivo que participará do desfile.
Segundo o capitão Inácio Gomes, haverá um comando especial de trânsito para orientar motoristas e pedestres. “Teremos equipes em pontos estratégicos para garantir o fluxo de veículos. Quem precisar acessar a UPA da Zona Sul poderá fazê-lo pela Avenida Inspetor Aimoré. O evento foi planejado para a manhã justamente para não coincidir com as atividades da Expofeira”, explicou o capitão.
Rotas de trânsito e estacionamento
No dia 7 de setembro, a Avenida Ivaldo Veras e os arredores do Estádio Zerão serão interditados. A Rodovia Josmar Pinto (antiga JK) terá uma pista bloqueada para a concentração da tropa a pé, e a pista no sentido Macapá-Santana, entre as rotatórias da Embrapa e do Marco Zero, funcionará temporariamente em mão dupla.
O público poderá estacionar no Estádio Olímpico Zerão e em um terreno ao lado do Atacadão Assai, com mais de 1.500 vagas disponíveis. O acesso ao estacionamento será pela Avenida Stephan Houat, Avenida Dois ou Rua Francisco Soares, localizada atrás das arquibancadas.
Cronograma de atividades:
Sexta-feira, 6 de setembro:
Sábado, 7 de setembro (Dia da Independência):
Mín. 25° Máx. 32°