Cerca de um milhão de eleitores de dez cidades do Rio de Janeiro, incluindo a capital, vão votar no dia 6 de outubro em locais diferentes dos que estavam acostumados. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a alteração dos endereços de 444 seções foi feita para garantir a segurança dos eleitores.
A Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional, da Justiça Eleitoral do estado, mapeou 93 áreas em que as urnas eletrônicas precisavam chegar em veículos blindados e com a mobilização de grande efetivo policial. No entanto, desse total, o presidente do TRE, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, anunciou a escolha das 53 consideradas mais críticas.
O desembargador reconheceu que os antigos locais de votação não ofereciam segurança por conta de ações do crime organizado, e que as mudanças visam também evitar que o eleitor se desloque por mais de um quilômetro para votar. O maior contingente de impactados pela medida está na capital, onde 104.598 eleitores votarão em novos endereços.
A medida vale também para cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaguaí, Japeri e São João de Meriti, na Baixada Fluminense; Itaboraí e Niterói, na região metropolitana; além de Sapucaia, no Centro-Sul fluminense.
A Justiça Eleitoral recomenda que a população consulte seu local de votação com antecedência, para evitar eventuais transtornos na hora de ir às urnas.
A verificação pode ser feita pelo site do TRE-RJ , pelo aplicativo e-Título , ou pelo Disque TRE-RJ: no número (21) 3436-9000.
>> Ouça na Radioagência Nacional
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Defesa Civil Naciona Há 10 horas Em Geral
Defesa Civil Nacional é homenageada por atuação no Rio Grande do Sul
Esforço pela reconstrução do estado, que teve 478 dos 497 municípios afetados pelas enchentes no fim de abril, foi um dos eixos em pauta no desfile do 202º ano da Independência do Brasil 7 de setembro Há 10 horas Em Geral
Desfile de 7 de setembro em Macapá celebra independência e reforça união entre forças de segurança
O desfile contou com a participação de diversas corporações, como a Marinha, Exército, polícias Militar e Científica, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, além de tropas motorizadas e a Escola Militar, celebrando o patriotismo e o civismo no Brasil. Expofeira Há 10 horas Em Geral
Expofeira encerra com transporte gratuito e diversão para toda a família
Desde o início da Expofeira, em 29 de agosto, 95 ônibus já circulam sem cobrança de tarifa das 18h às 6h, facilitando o acesso de moradores das regiões metropolitanas Santana/Macapá/Via Fazendinha/Coração/KM9 e Mazagão/Expofeira, além de percorrer as rotas municipais da área urbana de Macapá. Maranhão Há 12 horas Em Geral
Governo do Maranhão proporciona conexões entre microempresários e mercado exterior em Feira de Comércio Internacional
Nos dois dias de evento, microempresários participaram de rodadas de negócios promovidas pelo evento, mas também tiveram a oportunidade de apresent...