Dos 176 inscritos no Amapá, 128 candidatos compareceram para realizar a 2ª Edição do Exame Nacional da Magistratura (ENAM 2024.2), enquanto 48 faltaram. A prova, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi aplicada simultaneamente em todo o país no último domingo (20), das 13h às 18h, horário de Brasília. No Amapá, o exame foi realizado na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá.
A iniciativa busca democratizar o acesso à magistratura, avaliando não apenas o conhecimento jurídico dos candidatos, mas também sua capacidade de lidar com questões sociais complexas.
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) enviaram magistrados para inspecionar a prova. Pelo TJAP, participaram o desembargador-presidente Adão Carvalho, a juíza auxiliar Marina Lustosa e o secretário-geral Veridiano Colares.
Cronograma e prazos do ENAM 2024.2:
O exame, de caráter eliminatório, exige um acerto mínimo de 70% das questões, com uma redução para 50% para candidatos autodeclarados negros, indígenas ou pessoas com deficiência. O acompanhamento do ENAM 2024.2 pode ser feito através do portal da FGV, onde estão disponíveis editais e orientações para recursos.