O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) enfrenta estoques críticos de sangue das tipagens O+ e O-, e está convocando voluntários para doação a fim de normalizar os níveis necessários.
De acordo com dados do Hemoap, 19.641 doadores cadastrados possuem sangue do tipo O+. Este tipo é conhecido como doador universal, o que o torna essencial para atender à alta demanda do hemocentro.
Eldren Lage, diretor-presidente do Hemoap, destacou a importância das doações neste período.
“No início do ano, as doações diminuem devido às férias. Por isso, estamos convidando nossos voluntários a realizar doações para garantir níveis seguros de bolsas e evitar comprometer procedimentos médicos que dependem de sangue e seus componentes”, explicou Lage.
O sangue coletado é utilizado em tratamentos de câncer, hemodiálise, atendimento a vítimas de acidentes graves, queimaduras, hemorragias no parto, pacientes com doenças hematológicas e em cirurgias eletivas.
O Hemoap reforça que pessoas que não conhecem seu tipo sanguíneo podem doar normalmente, pois o hemocentro realiza o exame para identificar o tipo do doador.
As doações podem ser realizadas no Hemoap, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central de Macapá.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h.
Mais informações: pelo telefone (96) 98414-1779.