O Ministério do Turismo (MTur) divulgou, na quarta-feira, 8, os dados consolidados sobre o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil em 2024, destacando o Amapá como um dos estados com maior crescimento no número de visitantes internacionais na região Norte.
Segundo o levantamento, o Amapá recebeu 38,9 mil turistas internacionais no último ano, liderando o ranking na região, seguido pelo Pará, com 32 mil visitantes. O aumento de 23,2% em relação a 2023 é resultado direto das estratégias de promoção turística e melhorias na infraestrutura local promovidas pelo Governo do Estado.
“A riqueza da biodiversidade, cultura e história do Amapá está atraindo cada vez mais visitantes. Este crescimento não só valida nossos esforços em divulgar o estado, como também fortalece a geração de emprego e renda para a população”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.
Entre os destinos mais visitados, a Fortaleza de São José de Macapá se destaca como principal ponto turístico. Em dezembro de 2024, o local recebeu mais de 4.365 visitantes estrangeiros. Outros atrativos como o Museu Sacaca e o Monumento Marco Zero do Equador também figuram entre os preferidos pelos turistas.
Eventos como o Réveillon do Amapá, a Expofeira, a tradicional Festa de São Tiago, o carnaval e o Encontro dos Tambores têm contribuído para o aumento do fluxo turístico. Para potencializar essas iniciativas, o governo planeja lançar uma Plataforma Digital de Divulgação Turística, que oferecerá ferramentas para mapeamento e planejamento de roteiros, proporcionando uma experiência mais prática aos visitantes.
O bom desempenho de Macapá no turismo nacional é outro motivo de celebração. Em novembro de 2024, a capital foi reconhecida como um dos 10 destinos mais procurados do Brasil, conforme dados do Ministério do Turismo.
Esse reconhecimento reflete os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura e conectividade. A inclusão do Amapá em novas rotas aéreas foi um marco importante para facilitar o acesso de visitantes e consolidar o estado como um destino estratégico no cenário turístico nacional.
Com essas iniciativas, o Amapá reafirma seu potencial como um polo turístico, promovendo desenvolvimento econômico e cultural para a região.