O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) iniciou, no dia 2 de janeiro, a verificação periódica de taxímetros em Macapá e Santana. A ação, que segue até 31 de março, busca garantir a precisão na medição de distância e tempo das corridas, assegurando os direitos dos proprietários de veículos e consumidores.
A verificação segue um calendário definido de acordo com o final da placa:
Os condutores podem realizar a verificação de forma antecipada na sede do Ipem-AP, em Macapá, ou em Santana, através de ações itinerantes realizadas no último sábado de cada mês.
Para iniciar o processo, os condutores devem apresentar:
O Ipem-AP está localizado na Rua Floriano Waldeck, nº 1278, bairro São Lázaro, em Macapá.
Segundo Jefferson Barroso, gerente do Núcleo de Verificação Veicular, veículos com taxímetros não verificados estão sujeitos a autuações durante fiscalizações. Caso sejam identificadas irregularidades, o proprietário recebe uma notificação e tem 10 dias para apresentar defesa no setor jurídico da Asejur.
Os técnicos analisam os seguintes aspectos do taxímetro e veículo:
Após a inspeção, é realizado um ensaio quilométrico em pista, verificando a medição nas modalidades bandeira 1 e bandeira 2. Os valores esperados no final do teste são:
Taxímetros com problemas são reprovados e devem passar por manutenção em oficinas autorizadas antes de um novo teste.
Além de assegurar a precisão no cálculo das tarifas, a verificação contribui para a transparência nas relações entre taxistas e passageiros, fortalecendo a confiança no serviço de transporte público.