Reafirmando o compromisso com a segurança alimentar e o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, o Governo do Amapá realizou, nesta quarta-feira (9), a terceira edição da feira do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação contemplou moradores da área de passarela do bairro Congós, do Residencial Açucena e os membros da Associação dos Ostomizados do Amapá.
O PAA, iniciativa do Governo Federal, é executado no estado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), que incentiva a produção agrícola local, em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Seas), responsável pela distribuição dos alimentos a entidades sociais selecionadas por edital.
A secretária de Estado da Assistência Social, Aline Gurgel, destacou a importância da ação para combater a fome:
“O programa ‘Governo em Ação’ está garantindo a entrega de 10 toneladas de alimentos para 14 entidades sociais. Estamos distribuindo frutas, verduras, hortaliças, farinhas e peixe fresco, assegurando uma alimentação saudável para famílias em situação de vulnerabilidade. Vencer a fome no estado é prioridade da nossa gestão”, afirmou.
A presidente da Associação dos Ostomizados do Amapá, Rose do Carmo, celebrou a iniciativa, que hoje beneficia cerca de 700 pessoas, entre ostomizados, ex-ostomizados, pacientes com incontinência e seus familiares:
“É uma ação maravilhosa. Ver pessoas em risco alimentar com comida na mesa faz toda a diferença. Estamos muito felizes por estarmos incluídos no edital desde o ano passado”, comemorou Rose.
A iniciativa também aquece a economia local ao adquirir alimentos da agricultura familiar. Entre os beneficiados está o marítimo Ronaldo Figueiredo, de 51 anos, morador de Santana e associado à Associação dos Ostomizados:
“Essa ajuda chega em um momento difícil. Nem todos os ostomizados recebem auxílio, então esse apoio do Governo do Estado, da secretária Aline e do senador Davi Alcolumbre é essencial para nós”, declarou Ronaldo.
No Residencial Açucena, localizado na zona sul de Macapá, cerca de 250 famílias receberam os alimentos. Entre elas, a dona de casa Gorete Dias Monteiro, de 49 anos, que vive na comunidade há sete anos:
“Sempre participo das ações sociais do Governo. Sou muito grata por tudo que fazem por nós, principalmente por esses alimentos que chegaram na hora certa”, agradeceu.
Com ações como essa, o Governo do Amapá reforça sua atuação em políticas públicas que promovem dignidade, inclusão e fortalecimento da agricultura familiar no estado.