O governador do Amapá, Clécio Luís, apresentou nesta terça-feira, 15, o projeto do Parque Tecnológico do Amapá, que está sendo implantado em Macapá, à pesquisadora e investidora Lindalia Sofia Junqueira, referência nacional e internacional em inovação e na chamada “Economia Azul”.
Reconhecida como a primeira mulher brasileira habilitada para atuar na NASA, Lindalia é também escritora, mentora e apoiadora de startups, sendo destaque em rankings de inovação como Top 20 Women in Tech Brasil, e em veículos como Bloomberg e Época Negócios.
A visita teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências, fortalecer conexões com ecossistemas de inovação do Brasil e dar visibilidade nacional ao Parque Tecnológico, idealizado inicialmente como Hub de Inovação, que será um espaço estratégico para atração de investimentos e desenvolvimento de soluções tecnológicas.
“Lindalia tem muito a contribuir com o Amapá. Ela veio conhecer de perto essa iniciativa que, em breve, será uma das maiores referências em inovação do país. Sua experiência pode nos ajudar a transformar o estado em um verdadeiro celeiro de startups voltadas à tecnologia, meio ambiente e inovação”, destacou o governador Clécio Luís.
Durante a visita, Lindalia se emocionou ao conhecer o projeto:
“É inspirador ver uma iniciativa como essa, que une academia, governo, startups e sociedade. O Amapá tem um enorme potencial para desenvolver e exportar biotecnologia e bluetech a partir da sua biodiversidade e dos recursos marinhos”, afirmou.
O Parque Tecnológico do Amapá funcionará no prédio histórico do antigo Macapá Hotel, no Centro da capital, recebendo empresas de base tecnológica, startups, instituições de ensino e pesquisa. Será um polo de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento da economia criativa.
As obras, coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), seguem em ritmo acelerado e têm previsão de conclusão para o segundo semestre de 2025.
“Já conseguimos atrair instituições ligadas à Suframa e ao Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia, que vão trazer recursos e novos projetos para transformar a inovação tecnológica em desenvolvimento econômico para o estado”, explicou Edivan Andrade, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Também acompanharam a visita os especialistas Flávio Cury Barboza, com atuação em infraestrutura urbana no Rio de Janeiro, e Pablo Costa Sarmento, executivo com vasta experiência em investimentos de impacto social, inovação e sustentabilidade.
Com essa iniciativa, o Governo do Amapá reafirma seu compromisso com a inovação, o conhecimento e a transformação da realidade local por meio da tecnologia.