Segunda, 21 de Junho de 2021 06:34
Especiais Amapá, Saúde

Junho Vermelho: no mês da doação de sangue, Hemoap entregará certificado de gratidão aos doadores

O mês de junho abre espaço para conscientização sobre a importância da doação de sangue para salva vidas

01/06/2021 18h33
102
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal Governo do Amapá
Junho Vermelho: no mês da doação de sangue, Hemoap entregará certificado de gratidão aos doadores

Junho é o mês destinado a conscientização da doação de sangue. No Amapá, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia (Hemoap) é o órgão responsável pelo abastecimento de todos os hospitais do estado, seja da rede pública ou privada. Mas esse trabalho depende diretamente da doação voluntária da população.

Para demonstrar gratidão por esse ato, que ajuda a salvar muitas vidas, o Hemoap decidiu certificar os doadores considerados fidelizados que são regulares na instituição. A certificação começará no dia 2 de junho e seguirá até o final do mês. Os certificados são divididos em: verde, bronze, prata, ouro, diamante e pós diamante, e eles representam uma ordem crescente no quantitativo de doações.

De 10 a 14 doações, o doador recebe o certificado verde; 15 a 24 doações, o doador recebe o certificado bronze; 25 a 34 doações, certificado prata; 35 a 49 doações, certificado de ouro; 50 doações, o certificado de diamante; mais de 50 doações, o certificado de pós-diamante.

 

Fluxo de doações e estoque do Hemoap

Segundo a chefe do serviço de captação de doadores, Elmira Melo, de 1º de janeiro a 31 de maio de 2021, o Hemoap recebeu 5.910 doadores aptos para doação. Por conta da pandemia, as doações de sangue caíram em todo o país, mas geralmente o hemocentro alcança em torno de 50 a 59 doadores diariamente.

"Em cada captação uma pessoa doa no máximo 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para a sobrevivência. Independente da época é importante doar sangue e o abastecimento não pode cair porque devemos estar preparados para qualquer situação emergencial", reforçou Elmira Melo.

Atualmente o estoque está adequado para a maioria das tipagens, exceto O+ e A+, que estão em baixa. O processo de captação de sangue é seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Desse modo, os riscos de contaminação são praticamente inexistentes.

O técnico de enfermagem Sávio Souza, de 25 anos, doa sangue há 5 anos. Começou por conta de um parente que precisava e, desde então, realiza doações regulares.

"Eu sempre verifico com os profissionais do Hemoap como está o estoque. Acho importante ajudar a manter o hemocentro abastecido", completou Sávio.

 

Critérios para doar sangue:

Estar em boas condições de saúde;

Pesar acima de 50 kg;

Ter idade entre 16 e 69 anos

Não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;

Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias;

Importante: É necessário levar documento oficial com foto. Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. É preciso estar descansado e alimentado antes da doação. A pessoa só é classificada como apta ou não a doação após uma triagem clínica que consiste em um questionário sobre a saúde e vida do possível doador.

A unidade fica localizada na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá.

O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h.

As doações podem ser feitas por comparecimento espontâneo ou agendamento através do site https://hemoap2.reservio.com/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP
Atualizado às 06h20 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 33°

25° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (23/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.