Domingo, 26 de Setembro de 2021
34°

Poucas nuvens

Macapá - AP

Turismo Amapá

Com estratégias definidas no Fórum Estadual, Governo do Amapá planeja retomada do Turismo

Evento ocorreu na quarta-feira, 25, em Macapá, e exaltou potencial da costa amapaense para práticas de pesca esportiva

26/08/2021 às 09h34
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Com estratégias definidas no Fórum Estadual, Governo do Amapá planeja retomada do Turismo

Na 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Fetur) deste ano, o Governo do Amapá definiu ações estratégicas para a retomada das atividades do setor, que foi um dos mais prejudicados no período pandêmico. O evento, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), ocorreu nesta quarta-feira, 25, na sede do Sebrae, em Macapá.

As instituições, entidades e associações envolvidas no trade turístico de todo o estado discutiram pautas para o segmento.

Um dos pontos mais ressaltados durante a reunião, foi o incentivo à pesca esportiva, atração do segmento turístico que tem crescido bastante no interesse dos turistas e está sendo levantado como um dos maiores potenciais através das Rotas Amazônicas Integradas (RAI), proposta que busca promover os produtos turísticos dos estados da Região Norte, ampliando integração turística na região amazônica.

A pesca esportiva será um dos destaques nas próximas feiras deste ano, entre elas a ABAV Expo Internacional de Turismo, uma das maiores da América Latina, que este ano acontecerá em Fortaleza-CE.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo na região Norte (ABBTUR), Cálidon Costa, o Fetur é muito importante para o segmento dialogar diretamente com o Governo do Estado.

“Entender quais dificuldades estamos enfrentando agora, para onde precisamos caminhar, qual planejamento está sendo feito, essa troca de ideias e opiniões é o que faz de fato conseguirmos desenvolver o turismo no estado”, concluiu.

As feiras de 2021 também foram destaque na reunião, provocando também discussões como o alinhamento entre estado e municípios, que precisam trabalhar em conjunto na realização de conteúdo para stands em eventos nacionais e internacionais, levando o Amapá ao reconhecimento e interesse turístico ao redor do mundo.

A secretária de Estado de Turismo, Rosa Abdon, ressaltou que o Governo do Estado está de portas abertas para acolher e ajudar os municípios no que for necessário para divulgação de atrações turísticas.

“É um momento importante para reagrupamento enquanto período pandêmico, um plano efetivo do estado para que o trade turístico possa retomar suas atividades com segurança, entender como será esse processo de reconstrução e planejamento, e precisamos fazer isso em conjunto em prol do turismo do Amapá”, destacou Vantulier Leite, presidente da Federação de Turismo do Estado do Amapá (Fetur).

O momento destacou, ainda, pautas que envolvem medidas que tragam mais visibilidade aos setores de turismo no estado. Uma delas é a utilização do Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, este que garante benefícios como acesso à linha de financiamento Fungetur, além de inserir estabelecimentos no mapa de turismo do estado, sendo também uma importante fonte de consulta para o turista.

O programa de incentivo voltado ao atendimento turístico, realizado pela Setur, que busca levar capacitação ao setor de turismo dos municípios, foi outro tema realçado na reunião.

Na ocasião, a Secretária Rosa Abdon ressaltou a importância dos municípios a solicitarem oficinas e palestras que são oferecidas pela Setur, sendo elas: oficina de Condutor local e palestra de Artesanato como um Produto Turístico. Essas já chegaram a municípios como Oiapoque, Calçoene e Amapá, tendo Pedra Branca em seu próximo roteiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 18h12 - Fonte: ClimaTempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 36°

Seg 35°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Qua 35°C 25°C
Qui 34°C 25°C
Sex 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes