Domingo, 26 de Setembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Macapá - AP

Especiais Amapá, Saúde

Oiapoque: Governo intensifica ação de saúde na região do Cassiporé

Os agentes continuam monitorando casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya e dando assistência para a comunidade

01/09/2021 às 17h56
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Oiapoque: Governo intensifica ação de saúde na região do Cassiporé

O Governo do Amapá, através de vários órgãos, está realizando uma ação de saúde na localidade de Vila Velha, na região do Cassiporé, município de Oiapoque.

Por ser uma comunidade remascente de quilombo, a Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) solicitou a realização da ação de saúde depois que algumas pessoas residentes daquela região apresentaram dores de cabeça, dores pelo corpo, febre e sangramento na gengiva.

As equipes são formadas por agentes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Estado de Saúde do Amapá (Sesa), Defesa Civil, Secretaria Estadual de Assistência Social (SIMS) e Seafro, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho é a investigação de casos de suspeitos de dengue, chikungunya, zika vírus e sarampo na região. 

Foram coletadas 47 amostras nos dias 17 e 18 de agosto, destas 10 pessoas testaram positivo para chikungunya, 8 para zika e 1 para dengue. Nos resultados foram apresentados pelo Núcleo de Vigilância Laboratorial da SVS (LACEN). 

No domingo, 29 de agosto, as equipes retornaram para a comunidade e permanecerão pelo menos 7 dias. Estarão realizando visitas em 100% das residências da localidade, realizando coletas de materiais para exames, fazendo a investigação epidemiológica e entomológica (investigação que identifica o tipo de vetor existente no local), investigação sobre água contaminada por metais pesados e vacinando a população contra o sarampo,  influenza e covid- 19.

"Precisamos manter a situação sob controle na área. Desde a chegada dos agentes nenhum novo caso foi relatado e todos os exames serão feitos", frisou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS no Amapá.

As ações continuam com o monitoramento da água consumida pela população, distribuição de hipoclorito, orientações para o uso de repelentes principalmente por gestantes e idosos e  orientação sobre coleta alternativa de água para a população local.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 18h53 - Fonte: ClimaTempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 36°

Seg 35°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Qua 35°C 25°C
Qui 34°C 25°C
Sex 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes