Domingo, 26 de Setembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Macapá - AP

Especiais Amapá

Governo do Amapá realiza 1ª formatura do Projeto Jovem Socorrista

Iniciativa capacitou 47 jovens sobre atendimento de primeiros socorros. Eles foram orientados por profissionais do Samu

11/09/2021 às 11h44
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal Governo do Amapá
Compartilhe:
Governo do Amapá realiza 1ª formatura do Projeto Jovem Socorrista

Nesta sexta-feira, 10, o Governo do Amapá realizou a 1ª formatura do Projeto Jovem Socorrista, que capacitou 47 bolsistas do Programa Amapá Jovem em técnicas básicas de primeiros socorros em uma ação conjunta entre a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os jovens receberam aulas teóricas e práticas, divididas em três módulos. No primeiro, os profissionais do Samu ensinaram técnicas para atendimento clinico; no segundo, os bolsistas puderam identificar diversos tipos de traumas; e, para finalizar, houve treinamento com bonecos e um simulado. A carga-horária do curso é de 20h.

A monitora Sara Martel, 21 anos, que também é acadêmica de educação física, relatou que através das técnicas, como imobilização e traumas, ela já conseguiu ajudar amigos e familiares em situações de emergência.

“Durante o curso, o Samu nos ensinou que o principal lema é manter a calma. Meus colegas e eu conseguimos imobilizar duas bolsistas com crise epiléptica, e, hoje pela manhã irmã torceu o tornozelo e rapidamente me lembrei de imobilizá-la, sendo que antigamente eu não sabia agir diante dessa situação. Esse curso é uma oportunidade para crescer!", destaca Sara.

Para o coordenador do Núcleo de Educação e Urgência do Samu, Dartagnan Matos, é importante que os bolsistas tenham esse conhecimento para saber o que fazer em emergências.

“Os jovens sempre estão em eventos em que podem acontecer imprevistos com a necessidade de primeiros socorros, como, por exemplo, engasgo, em que o atendimento precisa ser imediato. Então, eles são o braço do Samu e precisamos que eles colaborem cada vez mais com nosso serviço”, frisou o coordenador.

O secretário da Sejuv, Pedro Filé, detalhou que o objetivo, agora, é levar aos demais municípios a estrutura do Samu, com ambulâncias, equipe técnica e outras ferramentas, permitindo que jovens do interior sejam alcançados pelo projeto.

“Com a capacitação, geramos conhecimento para os bolsistas e a oportunidade de salvar vidas através de técnicas de atendimento precoce, que auxiliam no serviço do Samu”, finaliza o secretário.

Além da entrega de certificados, os bolsistas receberam um mini kit de primeiros socorros e puderam prestigiar apresentação musical e audiovisual com as práticas realizadas durante o curso. Todos os profissionais do Samu envolvidos no projeto foram homenageados pela Sejuv, como forma de agradecimento pela cooperação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 18h53 - Fonte: ClimaTempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 36°

Seg 35°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Qua 35°C 25°C
Qui 34°C 25°C
Sex 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes