Segunda, 25 de Outubro de 2021
30°

Trovoada

Macapá - AP

Especiais Amapá

》 SAMU comemora 15 anos do serviço em Santana

O aniversário de 15 anos do serviço em Santana, foi comemorado com um café da manhã dedicado aos servidores, homenagens e a entrega de uma Ambulância, cedida pelo Governo do Estado ao município para dar suporte às ações do Núcleo de Educação em Urgência (NEU)

19/09/2021 às 01h51
Por: Dinael Monteiro Fonte: Prefeitura de Santana
Compartilhe:
》 SAMU comemora 15 anos do serviço em Santana

Há 15 anos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi implantado em Santana. De lá para cá, milhares atendimentos foram realizados no município. Pacientes buscam o serviço através do número 192 e são atendidos pelas equipes de socorristas em diversas situações, desde acidentes, até em casos onde eles auxiliam ou realizam partos. 

O aniversário de 15 anos do serviço em Santana, foi comemorado com um café da manhã dedicado aos servidores, homenagens e a entrega de uma Ambulância, cedida pelo Governo do Estado ao município para dar suporte às ações do Núcleo de Educação em Urgência (NEU). 

O prefeito de Santana, Bala Rocha, a secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira e a secretária-adjunta de Atenção à Saúde, Edineth Vendruscolo, participaram das comemorações e destacaram o papel do Serviço de Urgência e Emergência, sobretudo no período de pandemia em que o Estado atravessou e ainda trava contra o coronavírus. "É um trabalho fundamental, que dá suporte para as pessoas em situações de urgência, estabilizando as vítimas no local e transporta às unidades de saúde, com eficácia no menor tempo resposta possível para ajudar e salvar vidas. Agradecemos ao Governo do Estado pela parceria com o município e por fortalecer o Samu de Santana", completou o prefeito Bala Rocha. 

A unidade SAMU Santana passou a operar em 11 de setembro de 2006, chegando a atender através do Disk Ambulância. Hoje, por meio da Central de Regulação Médica do SAMU Estadual, a unidade conta com três viaturas operantes para o atendimento pré-hospitalar e 42 servidores, entre condutores, técnicos de enfermagem e enfermeiros e profissionais de apoio. Nos últimos nove meses, o serviço realizou cerca de 1.978 atendimentos. Além dos atendimentos in loco, a unidade também amplia o serviço através de projetos como o Samuzinho, que atende escolas e comunidades, com orientações de primeiros socorros. 

As comemorações não renderam homenagens apenas aos servidores que construíram história na instituição, mas também, aos companheiros dedicados e atuantes que perderam a batalha para a Covid-19. "Vestimos este uniforme com muito orgulho, para salvar vidas, mesmo quando a nossa vida também está em risco. As famílias precisam do nosso serviço e por isso o desenvolvemos com muito afinco", finalizou Idevaldo Galeno, que há 15 ano atua como condutor no SAMU. 

Comunicação- Prefeitura de Santana

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 20h14 - Fonte: ClimaTempo
30°
Trovoada

Mín. 25° Máx. 35°

Ter 33°C 23°C
Qua 34°C 22°C
Qui 35°C 23°C
Sex 34°C 23°C
Sáb 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes