Segunda, 25 de Outubro de 2021
31°

Trovoada

Macapá - AP

Especiais Amapá

Animais cadastrados no Censo Animal iniciam procedimentos para castração

A distribuição dos procedimentos será feita de acordo com sexo e espécie, sendo dividida em atendimentos para 100 gatos, 100 gatas, 100 cachorros e 100 cadelas

22/09/2021 às 10h19
Por: Dinael Monteiro Fonte: Prefeitura de Macapá
Compartilhe:
Animais cadastrados no Censo Animal iniciam procedimentos para castração

A Prefeitura de Macapá lançou o Censo Animal para fazer o levantamento da população de animais domésticos da capital e, em paralelo, identificar o número de pets que precisam passar pelo processo de castração, serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) às famílias de baixa renda. De acordo com o edital, por mês, serão atendidos 400 animais.

A distribuição dos procedimentos será feita de acordo com sexo e espécie, sendo dividida em atendimentos para 100 gatos, 100 gatas, 100 cachorros e 100 cadelas.

“É importante que toda população de Macapá responda ao Censo Animal para que, com base nessas informações, a Semsa consiga fazer o cronograma para o atendimento desta demanda”, disse a titular da pasta, Karlene Lamberg.

Inicialmente foram atendidos os animais do canil municipal e quando o procedimento foi finalizado, a Semsa iniciou a chamada dos animais domésticos da população em geral. Nesse primeiro momento foram selecionados 54 animais, entre cães e gatos. Esses animais têm como tutores os moradores dos bairros Vale Verde, Fazendinha e Chefe Clodoaldo, que estão na área de entorno do Canil Municipal, onde o procedimento será realizado. À medida que os exames e demais etapas forem acontecendo, a Semsa chamará novos animais, até o limite da capacidade de atendimento.

Os procedimentos pré-operatórios vão começar na quinta-feira (23), e neste período, que antecede a cirurgia, os animais passarão pela triagem, consulta e coleta de sangue, que tem como objetivo garantir o bom estado de saúde e evitar complicações em decorrência da realização do procedimento. 

“A empresa contratada dispõe de todos os equipamentos e tecnologia de ponta na Medicina Veterinária, que possibilita diminuir os danos aos tecidos dos animais e também reduz a perda de sangue, possibilitando que o profissional tenha uma melhor visualização na hora de realizar o procedimento, diminuindo tanto o tamanho dos cortes quanto o tempo de recuperação pós-cirúrgica”, destacou o responsável técnico pelo Castramóvel, Fernando Lucas Pereira.

Fernando alerta que a não comparecimento para realização dos procedimentos implica no impedimento do CPF e residência do tutor do animal cadastrado durante um ano. “Caso o usuário precise justificar a ausência, ele pode fazer isso entrando em contato com o Canil Municipal ou através apresentação de atestado médico”, afirmou o responsável. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 20h30 - Fonte: ClimaTempo
31°
Trovoada

Mín. 25° Máx. 35°

Ter 33°C 23°C
Qua 34°C 22°C
Qui 35°C 23°C
Sex 34°C 23°C
Sáb 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes