Segunda, 25 de Outubro de 2021
31°

Trovoada

Macapá - AP

Especiais Amapá

Técnicos amapaenses concluem treinamento para iniciar lavoura cacaueira no estado

A programação ocorreu durante 11 dias e foi ministrada por professores e pesquisadores da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac-PA)

02/10/2021 às 17h41
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal Governo do Amapá
Compartilhe:
Técnicos amapaenses concluem treinamento para iniciar lavoura cacaueira no estado

O Governo do Amapá enviou desde o último dia, 20, uma equipe de servidores para a cidade de Belem/PA, para realizarem uma capacitação sobre cultivo inicial de cacau e nesta sexta-feira, 1º, ocorreu o encerramento do curso, que foi ministrado pela Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac/PA).

No total 20 técnicos e extensionistas da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), estiveram participando do treinamento que apresentou mais de 100h/aulas em atividades práticas e teóricas. Todos os participantes receberam certificado de conclusão.

Um dos integrantes do curso foi o extensionista Vandeci Firmino, que falou sobre a importância do estado oferecer uma capacitação nova aos servidores.

“É muito importante conhecer técnicas novas e desta forma vamos poder ajudar os produtores a iniciarem o cultivo do cacau em nosso Amapá. Só temos a agradecer o empenho de todos por essa oportunidade”, enfatizou.

A princípio o plano do Amapá Cacau é iniciar pela região centro-oeste e por isso, boa parte dos servidores são desta região que compreende os municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Ferreira Gomes.

“A cultura do cacau é nova para nós do Amapá e aqui na Ceplac nós absorvemos uma gama muito grande de conhecimento, ou seja, tivemos acesso a toda assistência e tecnologia usada pelo Pará em relação ao cultivo do cacau e isso nos dará uma garantia para desenvolver junto ao produtor um excelente plantio", destacou o técnico extensionista do Rurap em Porto Grande, Manoel Carlos.

O curso junto a Ceplac/PA faz parte do planejamento para a implantação do programa Amapá Cacau que visa colocar a atividade cacaueira forte no estado.

“Tudo que foi repassado aos nossos servidores do estado certamente chegará ao agricultor e isso é planejamento. Nós queremos o setor primário forte e o programa vai garantir novos caminhos para a agricultura do Amapá”, avaliou o gestor da SDR, Janner Gazel.

Fazendo parte da delegação amapaense em solo paraense estava o deputado estadual e produtor, Jesus Pontes, que palestrou e entregou certifica ao final do curso.

“Com absoluta certeza vamos ter resultados positivos do esforço desses servidores, pois, através deles haverá uma nova perspectiva para o setor primário com o plantio do cacau. Isso é uma política de estado buscando o melhor para o Amapá”, disse.

Apoio

Durante toda a estada da comitiva amapaense em Belém, a Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) garantiu toda a assistência e já existe um plano para levar até o Amapá os técnicos e produtores de cacau paraenses, onde os mesmo irão visitar as áreas de plantio e repassar mais algumas técnicas aos produtores locais. Isso deverá ocorrer até o mês de dezembro.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 20h55 - Fonte: ClimaTempo
31°
Trovoada

Mín. 25° Máx. 35°

Ter 33°C 23°C
Qua 34°C 22°C
Qui 35°C 23°C
Sex 34°C 23°C
Sáb 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes