Sexta, 03 de Dezembro de 2021
29°

Muitas nuvens

Macapá - AP

Cultura Amapá

Macapá recebe a 2ª Feira Quilombola Cadeia Produtiva e Geração de Renda Criativa

Evento busca ser vitrine de produtos produzidos pelos empreendedores negros do município. Ao todo, 19 comunidades irão expor seus trabalhos

12/11/2021 às 16h59
Por: Dinael Monteiro Fonte: Prefeitura de Macapá
Compartilhe:
Macapá recebe a 2ª Feira Quilombola Cadeia Produtiva e Geração de Renda Criativa

Farinha, alface, mel, pimenta, jerimum, galinha caipira, ingá, andiroba, cheiro-verde, açaí, cachaça de jambú, gengibirra, tucupi, óleos e plantas medicinais, banana, abacaxi, artesanato em geral, louças de barro e literatura afro serão alguns dos itens comercializados na ‘2ª Feira Quilombola Cadeia Produtiva e geração de renda criativa’.

O evento acontece no sábado (13), a partir das 9h, no Centro de Cultura Negra do Amapá. O evento será aberto ao público, seguindo as normas e orientações de combate a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório.

A programação é realizada pelo município e coordenada pelo gabinete da vice prefeitura de Macapá em parceria com a Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Amapá (Conaq/AP), Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e União dos Negros do Amapá (UNA).

O evento tem o objetivo de ser vitrine de produtos produzidos pelos empreendedores negros do município. Ao todo, 19 comunidades irão expor seus trabalhos. Além da comercialização de artesanatos, também haverá vendas de comidas típicas e conta ainda com roda de capoeira para criançada.

A novidade desta edição fica por conta da atividade do Projeto Zumba Livre, em alusão ao Novembro Azul, mês de cuidados com a saúde do homem. Quem visitar a feira terá a oportunidade de participar da aula de dança.

De acordo com a vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha, a Feira Quilombola é uma oportunidade que garante o desenvolvimento e geração de emprego e renda na capital. “A gestão municipal trabalha para garantir o desenvolvimento da cidade, principalmente nesse período de retomada das atividades econômicas e a segunda edição da feira enfatiza esse direcionamento. Essa é uma vitrine de negócios de tudo que é produzido pelo povo dos quilombolas”, ressalta.

São parceiros nesta edição as deputadas federais, Leda Sadala e Aline Gurgel; a deputada estadual, Cristina Almeida; os vereadores de Macapá, Janete Capiberibe, Dudu Tavares e Adriana Ramos. Além do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Segundo a presidente do Conaq, Núbia Quilombola, a expectativa é tornar a Feira Quilombola uma programação mensal. “O resultado da primeira edição foi um sucesso, já quero agradecer a vice-prefeita que tem olhado as comunidades quilombolas com carinho e respeito e acredita no potencial criativo do nosso povo. Nossa meta é ultrapassar o valor arrecadado na primeira edição e, claro, fixar essa programação num calendário mensal”, explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 15h45 - Fonte: ClimaTempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

Sáb 33°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 34°C 24°C
Ter 34°C 24°C
Qua 33°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes